https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/issue/feed Aletria: Revista de Estudos de Literatura 2023-05-05T16:06:52-03:00 Stéphanie Paes periodicosfaleufmg@gmail.com Open Journal Systems <div id="journalDescription"> <p>A&nbsp;<em>Aletria: Revista de Estudos de Literatura</em><em>&nbsp;</em>é um periódico trimestral, com avaliação de pares, mantido pelo&nbsp;<a href="http://www.letras.ufmg.br/Poslit/01_ninicio_pgs/inicio_001.htm" target="_blank" rel="nofollow noopener">Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários</a>&nbsp;da&nbsp;<a href="http://www.letras.ufmg.br/site/" rel="nofollow">Faculdade de Letras</a>&nbsp;da&nbsp;<a href="https://www.ufmg.br/" rel="nofollow">Universidade Federal de Minas Gerais</a>&nbsp;(Brasil) desde 1993. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários e Culturais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área.</p> <div>A revista<em>&nbsp;Aletria&nbsp;</em>aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em sua especialidade: ensaios sobre estudos literários e culturais e resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária.</div> <p>Não se cobra dos autores pela publicação.</p> </div> https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/45971 Apresentação 2023-04-26T18:56:59-03:00 Elen de Medeiros elendemedeiros@hotmail.com Marcos Antônio Alexandre marcosxandre@yahoo.com 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Elen de Medeiros https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/42191 Uma carta, um olhar 2022-12-20T11:45:13-03:00 Vera Casa Nova casanova.bh@terra.com.br <p>Carta para Eneida Maria de Souza</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vera Casa Nova (Autor) https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/42192 Eneida em cena 2022-12-20T12:00:47-03:00 Jacyntho Lins Brandão jlinsbrandao@ufmg.br <p>Meu primeiro encontro com Eneida Maria de Souza foi um desencontro.</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Jacyntho Lins Brandão (Autor) https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/42196 Caminhos críticos 2022-12-20T13:41:13-03:00 Maria Nazareth Soares Fonseca nazareth.fonseca@gmail.com <p><strong>Resumo</strong>: O texto parte de artigo de Eneida Maria de Souza apresentado em 2011 em GT da ANPOLL. Cruza as considerações construídas com afirmações feitas pela Profa. Inocência Mata, em texto de 2013, para destacar, em textos de críticos africanos, brasileiros e portugueses, que participaram de evento ocorrido no Brasil em 2010, posições sobre os rumos do comparativismo literário no campo das literaturas africanas de língua portuguesa, além de referir-se a diálogos explícitos entre as literaturas de Angola e Cabo Verde com autores brasileiros, produzidos em diferentes momentos.<br /><strong>Palavras-Chave:</strong> Literatura Comparada; Comparativismo literário; Olhares críticos; Cruzamentos textuais.</p> <p><strong>Abstract</strong>: The text is based on an article by Eneida Maria de Souza presented in 2011 in an ANPOLL GD. It compares and contrasts the considerations contained therein with statements made by Inocência Mata, in a text from 2013 to highlight, in texts by African, Brazilian and Portuguese critics who participated in an event held in Brazil in 2010, positions on the directions of literary comparativism in the field of Portuguese-speaking African literatures, in addition to referring to explicit dialogues between the literatures of Angola and Cape Verde with Brazilian authors, produced at different times.<br /><strong>Keywords</strong>: Comparative Literature; Literary Comparativism; Critical views; Textual intersections</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Nazareth Soares Fonseca (Autor) https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/42197 Nunca falo do que não admiro - Eneida Maria de Souza 2022-12-20T13:46:15-03:00 Edgar Nolasco ecnolasco@uol.com.br <p><strong>Resumo:</strong> A proposta maior do texto centra-se em apontar e discutir acerca da teorização que embasa o que a intelectual brasileira Eneida Maria de Souza denominou de crítica biográfica. Afora os postulados críticos da própria Eneida, os quais estão na base da discussão aqui proposta, foi de suma importância o que propôs o filósofo Jacques Derrida, sobretudo em seu livro Políticas da amizade. No bojo dessa discussão, conceitos como hospitalidade, transferência e o de biografia foram fundamentais.<br /><strong>Palavras-chave:</strong> Eneida Maria de Souza; teorização; crítica biográfica; hospitalidade; sobrevida.</p> <p><strong>Abstract</strong>: The main purpose of the text focuses on pointing out and discussing the theorization that underlies what the Brazilian intellectual Eneida Maria de Souza called biographical criticism. Aside from the critical postulates of the Aeneid itself, which are the basis of the discussion proposed here, what the philosopher Jacques Derrida proposed was of paramount importance, especially in his book Policies of friendship. of biography were fundamental.<br /><strong>Keywords</strong>: Eneida Maria de Souza; theorizing; biographical criticism; hospitality; survival</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Edgar Nolasco (Autor) https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/42195 Modernidade ainda que tardia 2022-12-20T13:36:29-03:00 Roniere Silva Menezes roniere.menezes@gmail.com <p><strong>Resumo</strong>: Neste trabalho, apresentaremos algumas reflexões de Eneida Maria de Souza a respeito do mapa literário modernista de Minas Gerais. Eneida contribuiu bastante para um maior conhecimento sobre as criações artístico-culturais do estado. O texto inicia-se com considerações presentes nos livros Traço crítico, Narrativas impuras e Mário de Andrade: cartas aos mineiros. Mário de Andrade revela-se importante interlocutor da pesquisadora. Realizaremos observações sobre ensaios de Eneida relativos a obras dos autores Pedro Nava (Pedro Nava, o risco da memória), Henriqueta Lisboa (Correspondência Mário de Andrade &amp; Henriqueta Lisboa) e Autran Dourado (“Modernismo mineiro tardio e o cosmopolitismo”). Os estudos sobre a literatura mineira abrem-se a perspectivas teóricas contemporâneas e ocupam lugar privilegiado na produção da intelectual brasileira.<br /><strong>Palavras-chave:</strong> Eneida Maria de Souza; Mário de Andrade; literatura mineira; modernidade.</p> <p><strong>Abstract</strong>: In this work, we will present some reflections by Eneida Maria de Souza about the modernist literary map of Minas Gerais. Eneida contributed a lot to a greater knowledge about the artistic-cultural creations of the state. The text begins with considerations present in the books Traço Crítico, Narrativas impuras and Mário de Andrade: cartas aos mineiros. Mário de Andrade proves to be an important interlocutor for the researcher. We will make observations on essays by Eneida concerning works by authors such as Pedro Nava (Pedro Nava, o risco da memória), Henriqueta Lisboa (Correspondência Mário de Andrade &amp; Henriqueta Lisboa) and Autran Dourado (“Modernismo mineiro tardio e o cosmopolitismo”). Studies on Minas Gerais literature open up to contemporary theoretical perspectives and occupy a privileged place in the production of Brazilian intellectuals.<br /><strong>Keywords</strong>: Eneida Maria de Souza; Mário de Andrade; Minas Gerais literature; modernity.</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Roniere Silva Menezes (Autor) https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40963 As Metamorfoses do Jaburu 2022-08-29T15:54:45-03:00 Marcelino Rodrigues da Silva lino-rodrigues@uol.com.br <p><strong>Resumo</strong>: Inspirado pelo trabalho de Eneida Maria de Souza com a crítica biográfica, venho realizando, nos últimos anos, uma pesquisa sobre a obra e a vida de Fernando Pieruccetti, criador das famosas mascotes dos clubes do futebol mineiro e personagem importante na história das artes plásticas em Belo Horizonte. O que pretendo neste artigo é apresentar, a partir da noção de biografema, um fragmento dessa pesquisa, na tentativa de explorar algumas das ideias de Eneida sobre as bases teóricas e metodológicas da crítica biográfica. Trata-se da história de Jaburu, um dos personagens mais curiosos que habitam o mundo ficcional que Pieruccetti inventou em suas charges de futebol, e ao qual deu vida durante décadas nos jornais mineiros. Uma história que atravessa sua produção como chargista esportivo e seu trabalho como artista plástico, possibilitando entrever um feixe de relações entre a cultura esportiva mineira e o ambiente artístico, cultural e político em que ela foi gestada.<br /><strong>Palavras-chave:</strong> Fernando Pieruccetti; Eneida Maria de Souza; biografema; crítica biográfica; charge; futebol.</p> <p><strong>Abstract</strong>: Inspired by Eneida Maria de Souza’s work on biographical criticism, I’m carrying out a research on Fernando Pieruccetti’s work and life. He’s famous for the creation of the football teams’ mascots in Minas Gerais and was also an important figure in the visual arts history of Belo Horizonte. This article intends to present a part of this research, starting from the notion of “biographeme” and trying to explore some of Eneida’s ideas on the theoretical and methodological bases of biographical criticism. It’s about the history of Jaburu, one of the most curious characters to dwell the fictional world invented by Fernando Pieruccetti in his football cartoons. This history connects his production as a football cartoonist and his work as a visual artist, showing a complex set of relationships between the sports culture in Minas Gerais and the artistic, cultural and political scene from which it emerged.<br /><strong>Keywords</strong>: Fernando Pieruccetti; Eneida Maria de Souza; biographeme; biographical criticism; cartoon; football</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Marcelino Rodrigues da Silva (Autor) https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40952 Avatarização da vida, biografia, impurezas e metaverso 2022-08-28T13:00:04-03:00 Pablo Gobira pa.gobira@gmail.com <p><strong>Resumo</strong>: Este texto tem como objetivo mostrar como alguns métodos e caracterizações dos objetos da crítica biográfica podem ter seus contextos extrapolados ao considerar os acontecimentos que permitiram a configuração atual da sociedade. A partir de Eneida Maria de Souza, pesquisadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, realizo a discussão proposta dialogando com ensaios de dois de seus livros Janelas indiscretas (2011) e Narrativas impuras (2021). Deste último, tomo de empréstimo e expando a noção de “impuro” tratando não apenas da escrita da vida, mas da própria vida que se torna imagem. Para isso, abordo o pensamento de autores como Guy Debord e Giorgio Agamben e suas noções de espectador e espectro atreladas a como enxergam a vida.<br /><strong>Palavras-chave:</strong> arte e vida; crítica biográfica; espetáculo; vida impura; avatar; metaverso.</p> <p><strong>Abstract</strong>: This text aims to show how some methods and characterizations of the objects of biographical criticism can have their contexts extrapolated when considering the events that allowed the current configuration of society. Based on Eneida Maria de Souza, researcher and professor at the Faculty of Linguistics and Literature of the Federal University of Minas Gerais, I discuss the proposed dialog with essays from two of her books Janelas indiscretas (2011) and Narrativas impuras (2021). From the latter, I borrow and expand the notion of “impure”, dealing not only with the writing of life but with life itself, which becomes an image. For this, I approach the works of authors such as Guy Debord and Giorgio Agamben and their notions of spectator and spectrum linked to how they see life.<br /><strong>Keywords</strong>: Art and life; Biographical criticism; Spectacle; Impure life; Avatar; Metaverse.</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Pablo Gobira (Autor) https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40837 A última entrevista 2022-08-18T12:22:58-03:00 Ewerton Martins Ribeiro ewertonmartinsribeiro@gmail.com <p>Aprovado num concurso público em 2010, tornei-me jornalista da Universidade Federal de Minas Gerais em dezembro de 2012, mês em que também fui selecionado para cursar um mestrado em literatura brasileira na UFMG. Esse ponto de virada em minha vida foi decisivo para que eu tivesse, na década que se seguiu, uma série de oportunidades de trocar boas ideias com Eneida Maria de Souza, professora que pôs à prova a dissertação que escrevi naquele mestrado (2013–2015), integrando a banca da minha defesa, e orientou o doutorado em teoria da literatura (2016–2021) que eu começaria a cursar em seguida. Nessa rotina acadêmica, foram várias as nossas reuniões de orientação, conversas que ocasionalmente escaparam do tema da minha tese (a autoficção) para alcançar a literatura como um todo, e questões relativas ao nosso campo cultural e intelectual, de modo geral, em seus impasses e potencialidades. Ainda tenho os registros dessas conversas arquivados em áudios. Paralelamente, também tive, pela perspectiva do jornalismo, a oportunidade de entrevistar Eneida algumas boas vezes nessa última década, seja a fim de coletar uma consideração ou receber uma consultoria sobre um assunto colateral à sua experiência acadêmica (por exemplo, uma tese, um livro ou um autor sobre a/o qual eu estivesse escrevendo para a UFMG), seja com o objetivo de produzir uma entrevista exclusiva com ela – como ocorreu em 2016, ocasião em que pude sabatinar de forma livre o seu pensamento durante um almoço na Pampulha sem hora para acabar, com vistas a adiantar, para a comunidade da UFMG, algumas das noções-chave que ela nos apresentaria alguns dias depois em uma aula magna (RIBEIRO, 2016). De igual modo, tenho várias horas de áudios e diferentes rascunhos dessas conversas arquivados em meu computador. As perguntas e respostas que apresento aqui são o compilado (2012–2022) – um tanto selvagem – que produzi (ao modo da bricolagem que tanto interessava à Eneida) de todo esse material para esta ocasião, com vistas a prestar uma última homenagem à mestra e facultar-nos, mais uma vez, escutá-la. Que esta entrevista póstuma, em seu cariz autoficcional, possa de algum modo presentificar, ainda que por um instante, o pensamento vivo de Eneida Maria de Souza outra vez entre nós.</p> 2023-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Ewerton Martins Ribeiro (Autor)