Aletria: Revista de Estudos de Literatura https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria <div id="journalDescription"> <p>A&nbsp;<em>Aletria: Revista de Estudos de Literatura</em><em>&nbsp;</em>é um periódico trimestral, com avaliação de pares, mantido pelo&nbsp;<a href="http://www.letras.ufmg.br/Poslit/01_ninicio_pgs/inicio_001.htm" target="_blank" rel="nofollow noopener">Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários</a>&nbsp;da&nbsp;<a href="http://www.letras.ufmg.br/site/" rel="nofollow">Faculdade de Letras</a>&nbsp;da&nbsp;<a href="https://www.ufmg.br/" rel="nofollow">Universidade Federal de Minas Gerais</a>&nbsp;(Brasil) desde 1993. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários e Culturais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área.</p> <div>A revista<em>&nbsp;Aletria&nbsp;</em>aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em sua especialidade: ensaios sobre estudos literários e culturais e resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária.</div> <p>Não se cobra dos autores pela publicação.</p> </div> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a style="font-weight: 400;" href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html"><span style="font-weight: 400;">The Effect of Open Access</span></a><span style="font-weight: 400;">)</span>.</p> periodicosfaleufmg@gmail.com (Stéphanie Paes) periodicosfaleufmg@gmail.com (Stéphanie Paes) Thu, 12 Sep 2024 14:38:21 -0300 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/54541 Marcos Rogério Cordeiro, Ana Cotrim, Alex Alves Fogal (Autor) Copyright (c) 2024 Marcos Rogério Cordeiro, Ana Cotrim, Alex Alves Fogal (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/54541 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 KORNBLUH, Anna. Immediacy, or the Style of too Late Capitalism. London: Verso Books, 2024. 240p. https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51775 Alysson Tadeu Alves de Oliveira, Matheus Camargo Jardim (Autor) Copyright (c) 2024 Alysson Tadeu Alves de Oliveira, Matheus Camargo Jardim (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51775 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 BAJOUR, Cecilia. Cartografia dos encontros: literatura, silêncio e mediação. Tradução de Cícero Oliveira. Lauro de Freitas/BA: Editora Solisluna; São Paulo: Selo Emília, 2023. 184 p. https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51470 Marcos Vinícius Scheffel (Autor) Copyright (c) 2024 Marcos Vinícius Scheffel (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51470 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 SANTIAGO, Silviano. Grafias de vida – a morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2023. 334p. https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51953 Rodrigo Felipe Veloso (Autor) Copyright (c) 2024 Rodrigo Felipe Veloso (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51953 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 O Realismo em Cena do crime, de Karl Erik Schollhammer https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51303 <p>No cenário atual dos estudos literários no Brasil, a discussão sobre o Realismo normalmente se encontra associada aos apontamentos do crítico Karl Erik Schollhammer, principalmente quando o foco são as produções literárias contemporâneas. Já em sua obra intitulada <em>Ficção brasileira contemporânea</em> (2009), o crítico tece considerações sobre o problema que se tornaram bastante conhecidas no contexto acadêmico brasileiro. O objetivo deste artigo é analisar de que modo ele aborda o realismo em uma investida mais recente, a obra intitulada <em>Cena do crime: violência e realismo</em> no Brasil contemporâneo (2019). Para atingir esse intuito, o estudo tentará compreender a posição do autor em relação a problemas já estabelecidos nesse campo de discussão e as tipificações de Realismo propostas por ele.</p> Alex Alves Fogal (Autor) Copyright (c) 2024 Alex Alves Fogal (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51303 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Realismo & engajamento https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51135 <p>Esse artigo tem o objetivo de estabelecer uma relação entre os poemas “Mãe do cativo” e “Vozes-mulheres” acerca das estratégias formais para a configuração temática do negro e da figura feminina. Deste modo, nos cercaremos dos conceitos de engajamento, literatura empenhada e literatura panfletária para discorrer sobre como a arte capta aspectos sociais e históricos, promovendo reflexões que, muitas vezes, contrastam com a performance dos escritores, sendo essa última mais grandiloquente que a primeira. Assim, a estruturação e a forma do poema, por não serem imediatistas, evidenciam um aspecto mais conciliador, característicos da formação nacional, sendo portanto mais realistas, capazes de mimetizar a totalidade e suas deformações, se comparadas às experiências individuais dos poetas.</p> Bárbara Del Rio (Autor) Copyright (c) 2024 Bárbara Del Rio (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51135 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Da arte das armadilhas https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51340 <p>o presente ensaio analisa alguns aspectos da poética de Ana Martins Marques a partir de seu segundo livro de poesia, Da arte das armadilhas (2012). Especificamente, observa a relação entre a fatura dos poemas e a matéria representada, bem como a tendência lírica de seu trabalho, para argumentar que seus poemas elaboram contradições do processo social e não se apartam dessas questões, como sugerem algumas leituras correntes. Para isso, este ensaio mobiliza uma palestra e uma conferência de Adorno publicadas em Notas de literatura I, a saber, “Palestra sobre lírica e sociedade” e “O artista como representante”, como também analisa, detidamente, alguns poemas e a composição geral desse livro de Marques.</p> Carlos Augusto Bonifácio Leite (Autor) Copyright (c) 2024 Carlos Augusto Bonifácio Leite (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51340 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Três mulheres de três pppês https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51309 <p>Este artigo procura discutir se o livro <em>Três mulheres de três pppês</em> (1977), escrito pelo célebre crítico de cinema Paulo Emílio Sales Gomes, mobiliza questões caras à tradição do romance realista. Ainda que o livro não seja propriamente um romance, uma vez que é composto por três narrativas que se articulam de forma tácita, buscaremos sondar se as divertidas e aparentemente despretensiosas histórias conjugais elaboradas por Paulo Emilio durante a ditadura civil-militar deflagrada em 1964 têm potencial de representar seriamente momentos históricos brasileiros. Pretende-se, também, especular se os textos presentes em <em>Três mulheres de três pppês</em> empreendem uma investigação estética acerca da realidade do país.</p> Carolina Serra Azul Guimarães (Autor) Copyright (c) 2024 Carolina Serra Azul Guimarães (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51309 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Sobre uma possível definição do Bildungsroman https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51228 <p>Há duas desvantagens no uso do termo <em>Bildungsroman</em>. Por um lado, nenhuma das obras tradicionalmente consideradas <em>Bildungsromane</em> se encaixa na concepção de uma integração harmoniosa do indivíduo na sociedade. Por outro, trata-se de um rótulo que parece se aplicar a praticamente qualquer produto cultural que tenha um adolescente como protagonista. Aqui, procuraremos superar essas duas posições extremas delimitando o que chamamos de sistema <em>Bildungs</em>/<em>Anti-Bildungsroman</em> em relação ao macrogênero mais abrangente do romance “evolutivo”. O pressuposto para isso é que, no primeiro caso, uma competência genérica de um leitor mais especializado é ativada e é isso que permite ao receptor vincular a obra dada ao seu hipotexto, <em>Wilhelm Meister</em>, de J. W. Goethe. Essa dependência de uma obra fundamental, que apenas um certo tipo de receptor está em posição de reconhecer, é assim elevada, juntamente com a premissa da historicidade e da “germanidade” do “sistema”, a um critério central.</p> Martín Ignacio Koval (Autor) Copyright (c) 2024 Martín Ignacio Koval (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51228 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/54542 Elen Medeiros, Marcos Antônio Alexandre (Autor) Copyright (c) 2024 Elen Medeiros, Marcos Antônio Alexandre (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/54542 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 O espaço agônico em William Faulkner e Francisco Dantas https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51633 <p>Este artigo compara a construção do espaço literário entre <em>Enquanto agonizo</em> (1930), de William C. Faulkner, e <em>Uma Jornada como tantas</em> (2019), de Francisco J. C. Dantas, comentando os contornos sociais e estéticos do espaço literário a partir de reflexões sobre as agônicas experiências de personagens em trânsito para a morte. Congregamos, neste estudo, abordagens teórico-metodológicas que perpassam conceitos sobre espaço narrativo, valendo-nos do pensamento de Lins (1976), Borges Filho (2007), Brandão (2019) e Dardel (2015), entre outros. Chegamos aos resultados que as personagens de Faulkner e de Dantas são índices de um espaço agônico, do qual emergem homens e mulheres perdidos em devaneios e lamentos de uma vida subjugada as mais distintas formas de opressão.</p> Joseana Souza da Fonsêca, Carlos Magno Santos Gomes (Autor) Copyright (c) 2024 Joseana Souza da Fonsêca, Carlos Magno Santos Gomes (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51633 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Tensões da trajetória progressista em Grandes Esperanças https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/52010 <p><em>Grandes esperanças</em>, publicado em formato de livro em 1861, é um dos últimos romances do famoso escritor inglês Charles Dickens. Nesse romance, Dickens problematiza a categoria do gentleman, a qual era central no contexto vitoriano. Este artigo enfatiza a função do elemento conservador, representado pela Casa Satis e a sra. Havisham, na trajetória progressista de Pip, o narrador-personagem, rumo a tornar-se um <em>gentleman</em>. Também considera o tom narrativo que expressa uma atitude não efusiva quanto ao sucesso dessa trajetória e contribui, assim, para a ambiguidade estrutural da narrativa. A análise desses elementos narrativos permite discutir a representação por Dickens de paradoxos importantes da sociedade vitoriana.</p> Maria Eulália Ramicelli (Autor) Copyright (c) 2024 Maria Eulália Ramicelli (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/52010 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Apicultura em Columela e Paládio https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51715 <p>Neste artigo, examinamos aspectos de duas obras da literatura técnica produzida em Roma Antiga. Referimo-nos ao tratado chamado <em>De re rustica</em> (séc. I d.C.) e àquele cujo nome é <em>Opus agriculturae</em> (séc. IV-V d.C.). Primeiramente, apresentamos as duas obras citadas no tocante à sua estruturação básica e temas, com o objetivo de favorecer a introdução ao assunto estudado. Em seguida, focalizando o tema das abelhas, esclarecemos a importância do mel, equivalente ao açúcar na Antiguidade, e da cera de abelha em Roma Antiga. Depois, diferenciamos a organização dos livros do tratado <em>De re rustica</em> e de <em>Opus agriculturae</em>. Além disso, retomamos com mais foco os assuntos de apicultura nas duas obras e ainda comparamos, com base em trechos sobre a apicultura, o estilo de Columela – mais copioso e variado – e o de Paládio – mais conciso e “objetivo”.</p> Matheus Trevizam (Autor) Copyright (c) 2024 Matheus Trevizam (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/51715 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300