Camadas de ensinamento na poesia didática romana: “matéria ostensiva” e “tema real” em Geórgicas e Cinegéticos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.307-324Palavras-chave:
poesia didática, ensinamento, Virgílio, NemesianoResumo
Neste artigo, desejamos focalizar o modo de dois poemas didáticos da literatura latina, as Geórgicas de Virgílio (séc. I a.C.) e os Cynegetica de Nemesiano (séc. III d.C.), terem organizado as camadas de ensinamento incorporadas a seus versos. A partir das ideias de Bernd Effe (1977), o qual postulara que poemas didáticos de tipo “transparente” incorporam “matéria ostensiva” e “tema” (não ostensivo) distintamente, intentaremos demonstrar que as respectivas matérias de Geórgicas e Cynegetica (agronomia e caça) convivem nesses textos com temas diferentes, esses de fato situados mais no centro das preocupações pedagógicas de seus autores.
Downloads
Referências
ANDERSON, John Kinloch. Hunting in the ancient world. Berkeley: University of California Press, 1985.
ANDREAU, Jean. L’économie du monde romain. Paris: Ellipses, 2010.
DALZELL, Alexander. The criticism of didactic poetry: essays on Lucretius, Virgil and Ovid. Toronto: The University of Toronto Press, 1996. DOI: https://doi.org/10.3138/9781442673601.
EFFE, Bernd. Dichtung und Lehre: Untersuchungen zur Typologie des antiken Lehrgedichts. Munchen: C. H. Besck’sche Verlagsbuchhandlung, 1977.
GAGLIARDI, Paola. Virgil’s ambivalence towards Octavian. Acta Antiqua Hungarica, Budapest, v. 55, p. 457-468, 2015. DOI: https://doi.org/10.1556/068.2015.55.1-4.31.
GALE, Monica. Virgil on the nature of things: the “Georgics”, Lucretius and the Didactic tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511482182.
GRATTIUS. Cynegeticon. In: PUBLILIUS SYRUS et alii. Minor Latin poets. Translated by J. W. Duff and A. M. Duff. Cambridge, Mass./London: Harvard University Press, 1982, p. 143-208. v. I.
HADOT, Pierre. Qué es la filosofía antigua? Tradução de Eliane Cazenave Tapie Isoard. México: Fondo de Cultura Económica, 1998.
JALLET-HUANT, Monique. La chasse dans l’Antiquité romaine. Paris: Éditions de Montebel, 2008.
NEMESIANUS. Cynegetica. In: FLORUS et alii. Minor Latin poets. Translated by J. W. Duff and A. M. Duff. Cambridge, Mass./London: Harvard University Press, 1998, p. 484-512. vol. II
PLINY. Epistularum Libri duo. With introduction, notes, and plan, edited by Janes Cowan. London: Macmillan, 1889.
TOOHEY, Peter. Epic lessons: an introduction to ancient didactic poetry. London/New York: Routledge, 1996.
TREVIZAM, Matheus. Figurações poéticas da vida rural nas “Geórgicas”. Nuntius Antiquus, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 125-153, 2018. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3636.14.2.125-153.
VARRÃO. Das coisas do campo. Campinas: Unicamp, 2012.
VIRGIL. Georgics. Edited with a commentary by R. F. Thomas. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. v. I, books 1-2.
VIRGILE. Bucoliques. Texte établi et traduit par Eugène de Saint-Denis. Paris: Les Belles Lettres, 2002.
VIRGILE. Géorgiques. Texte établi et traduit par Eugène de Saint-Denis. Paris: Les Belles Lettres, 1998.
WEEDA, Leendert. Vergil’s political commentary in the “Eclogues”, “Georgics” and “Aeneid”. Berlin/New York: De Gruyter, 2015. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110426427.
WILKINSON, L. P. The “Georgics” of Virgil: A Critical Survey. Norman: University of Oklahoma Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Matheus Trevizam (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).