Das demandas monstruosas: as espectropoéticas de Günter Grass em Passo de caranguejo e Thomas Bernhard em Extinção: uma derrocada

Autores

  • Ravel Giordano Paz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.325-343

Palavras-chave:

espectropoética, romance contemporâneo, literaturas de língua alemã, Günter Grass, Thomas Bernhard

Resumo

O artigo propõe uma aproximação contrastiva entre os romances Passo de caranguejo, do escritor alemão Günter Grass, e Extinção: uma derrocada, do austríaco Thomas Bernhard, explorando duas questões fundamentais em ambos: o tema da permanência do passado nazista em seus países de origem e os conluios e tensões entre as instâncias autorais e as vozes internas das narrativas. Com essa finalidade, e de modo a tentar expor as problemáticas ético-estéticas das obras em análise sem confiná-las a um ponto de vista judicativo, e sim sopesando seus impasses afectuais, buscamos orientar nossa discussão pela espectropoética do filósofo francês Jacques Derrida.

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Biografia do Autor

Ravel Giordano Paz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor de Literatura na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande. Mestre em Literatura e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Paz, R. G. (2019). Das demandas monstruosas: as espectropoéticas de Günter Grass em Passo de caranguejo e Thomas Bernhard em Extinção: uma derrocada. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(3), 325–343. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.325-343