Language and Image

The Architecture of Nazi Domination

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.22049

Palabras clave:

Peter Cohen, Victor Klemperer, art and memory, art and document, nazi culture

Resumen

O foco deste artigo recai sobre dois trabalhos de campos díspares: o livro LTI: a linguagem do Terceiro Reich, de Victor Klemperer, e o filme Arquitetura da destruição, de Peter Cohen. Ambos lidam com o testemunho e os documentos da Shoah, articulando lugares de memória distintos para elaborar o passado nazista. O cineasta e o filólogo se propõem exercer a tarefa de historiadores da cultura. Para o primeiro, a estética clássica fundamenta a cultura nazista, enquanto para o segundo, o Romantismo o faz. Embora contraditórios, os argumentos se complementam, pois essa dialética está presente na cultura artística moderna que opôs e integrou o clássico e o romântico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Cláudio da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atuando nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/Uerj). Bolsista Produtividade do CNPq, Procientista da Uerj/Faperj e Cientistas do Nosso Estado (Faperj). Foi coordenador do PPGARTES entre 2010 e 2013 e presidente da comissão de elaboração do curso de Doutorado. Possui Graduação pela University of Northern Iowa (Iowa, EUA) com bolsa do International Institute of Education, Mestrado e Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com bolsa do CNPq, estágio Sanduíche na New York University com bolsa do CNPq e Estágio pós-doutoral Sênior na Université de Paris 1-Sorbonne com bolsa da Capes. É membro do conselho consultivo da revista VIS da UNB; membro do conselho editorial da revista Modos. Publicou os livros A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade(Quartet, 2014) e Cinema brasileiro (anos 70-70), dissimetria, oscilação e simulacro(7 Letras, 2000). Foi editor responsável pelas coletâneas Narrativas, ficções, subjetividades(em parceria com Sheila Cabo Geraldo - Quartet, 2012), Dispositivos de registros na arte contemporânea(Contra Capa, 2010). Foi vice-presidente da ANPAP no biênio 2011-12. Foi curador das exposições Tempo-Matéria(MAC-Niterói, 2010), Paisagem e extremos(CCJF, Rio de Janeiro, 2012), Cidade e desaparecimento(CCJF, Rio de Janeiro, 2011) e co-curador da exposição Carlos Zilio: paisagens 1974-1978(Galeria Candido Portinari, UERJ, 2011). Publicou na ARS (USP), Arte e Ensaios (UFRJ), Poiéisis (UFF), entre outras.Atualmente, desenvolve a pesquisa A gravidade da imagem: apropriação e repetição na arte contemporânea (Poéticas do arquivo).

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008. (Homo Sacer III)

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ARQUITETURA da destruição. Direção, produção e roteiro: Peter Cohen. Narração: Rolf Arsenius (sueco), Bruno Ganz (alemão), Sam Gray (inglês). Suécia, 1989 (158 min), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gDqGT4xepjQ. Acesso em 26 set. 2019.

BURKE, Peter. Eyewitnessing: the Uses of Images as Historical Evidence. London: Reaktion Books, 2001.

DIDI-HUBERMAN, George. Imagens apesar de tudo. Tradução de Paulo Neves. Lisboa: KKYM, 2012.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: ______. Estratégia, poder-saber. Tradução de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 203-222. (Coleção Ditos e escritos, v. IV)

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003.

KLEMPERER, Victor. LTI: a linguagem do Terceiro Reich. Tradução de Miriam Bettina Paulina Oelsner. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

KLEMPERER, Victor. Os diários de Victor Klemperer: testemunho clandestino de um judeu na Alemanha nazista, 1933-1945. Tradução de Irene Aron. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

LACOUE-LABARTHE, Philippe. NANCY, Jean-Luc. O mito nazista. Tradução de Marcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2002.

LANZMANN, Claude. Le monument contre l’archive?. [Entrevista cedida a] Daniel Bougnoux; Régis Debray; Claude Mollard et al. Les Cahiers de Médiologie, Paris, n. 11, p. 271-279, 2001. DOI: https://doi.org/10.3917/cdm.011.0271. Disponível em: https://mediologie.org/ancien-site/cahiers-de-mediologie/11_transmettre/lanzmann.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: ______. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas: UNICAMP, 2003. p. 525-539.

LEVI, Primo. É isto um homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

MORAES, Luís Edmundo de Souza. Negacionismo: a extrema-direita e a negação da política de extermínio nazista. Boletim do Tempo Presente, Aracaju, n. 4, p. 1-22, ago. 2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tempopresente/article/view/4217/3517. Acesso em: 15 out. 2019.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução de Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2016.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 7 out. 2019.

ROUSSO, Henry. [Entrevista cedida a] Angélica Müller e Francine Iegelski. Tempo, Niterói, v. 24, n. 2, maio/ago., 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2018v240211. Acesso em: 27 set. 2019.

ROUSSO, Henry. Le Syndrome de Vichy. Paris: Seuil, 2016.

SALGUEIRO, Wilberth. O que é literatura de testemunho (E considerações em torno de Graciliano Ramos, Alex Polari e André du Rap). Matraga, Estudos Linguísticos e Literários, Niterói, v. 19, n. 31, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/issue/view/1241/showToc. Acesso em: 8 out. 2019.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Unicamp, 2003.

Publicado

2020-05-29

Cómo citar

Costa, L. C. da . (2020). Language and Image: The Architecture of Nazi Domination. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 30(2), 79–100. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.22049

Número

Sección

Dossier – Memoria y testimonio en tiempos sombríos