As ficções editoriais e narrativas de Robinson Crusoé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25822

Palavras-chave:

ficção, narração , Robinson Crusoé

Resumo

Este artigo analisa os artifícios narrativos que caracterizam a trama de Robinson Crusoé, romance publicado em 1719 e considerado um dos textos fundadores da ficção moderna. O exame das estratégias de dissimulação da autoria, que considera a recepção setecentista das três obras relacionadas ao personagem, permite investigar as relações entre narração e ficcionalidade nos textos escritos por Daniel Defoe. A análise destes elementos constitutivos do romance como gênero letrado relacionado ao livro sugere uma história da literatura interessada nos efeitos produzidos pelos dispositivos editoriais e nas diferentes estratégias de atribuição de sentido potencializadas pela ampliação do escopo da crítica a partir do século XVIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, Abel Barros. Autobibliografias: solicitação do livro na ficção de Machado de Assis. Lisboa: Relógio D’água, 1998.

BLAIR, Hugh. Lectures on Rhetoric and Belles Lettres. London: Gale ECCO, 2010. v. II.

BULLARD, Rebecca. Politics, History, and the Robinson Crusoe Story. In: RICHETTI, John (ed.). The Cambridge Companion to “Robinson Crusoe”. New York: Cambridge University Press, 2018. p. 84-98. DOI: https://doi.org/10.1017/9781107338586.007.

BUNIA, Remigius. Uma história moral da ficção. In: GALLE, Helmut P. E.; PEREZ, Juliana P.; PEREIRA, Valéria S. (org.). Ficcionalidade: uma prática cultural e seus contextos. São Paulo: FFLCH, 2018. p. 95-109.

CURTIUS, Ernst Robert. Literatura europeia e Idade Média latina. Tradução de Teodoro Cabral e Paulo Rónai. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. New York: Oxford University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/owc/9780199553976.001.0001.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoé. Tradução de Sergio Flaksman. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.

DEFOE, Daniel. Serious Reflections During the Life and Surprising Adventures of Robinson Crusoe: With his Vision of the Angelick World. London: W. Taylor, 1720.

DEFOE, Daniel. The Farther Adventures of Robinson Crusoe. Maryland: Wildside Press, 2004.

DEFOE, Daniel. The Review, v. VI, n. 129, 2 Feb. 1710.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

GILDON, Charles. The Life and Strange Surprizing Adventures of Mr D–––– De F––. London: J. Roberts, 1719.

GRIFFIN, Dustin. The social World of Authorship 1660-1714. In: RICHETTI, John (ed.). The Cambridge History of English Literature, 1660-1780. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 37-60. DOI: https://doi.org/10.1017/CHOL9780521781442.004.

HUNTER, J. Paul. Defoe and Poetic Tradition. In: RICHETTI, John (ed.). The Cambridge Companion to Daniel Defoe. New York: Cambridge University Press, 2008. p. 216-230. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL9780521858403.013.

HUNTER, J. Paul. Genre, Nature, Robinson Crusoe. In: RICHETTI, John (ed.). The Cambridge Companion to “Robinson Crusoe”. New York: Cambridge University Press, 2018. p. 3-15. DOI: https://doi.org/10.1017/9781107338586.002.

KELNER, Thomas. Robinson Crusoe: Daniel Defoe. Edição e introdução de Thomas Keymer. Notas de Thomas Keymer e James Kelly. New York: Oxford University Press, 2007.

KONRAD, Eva-Maria. “The Poet, He Nothing Affirms, and Therefore Never Lieth”? An Analysis of Editorial Fiction. DIEGESIS, Wuppertal, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2015.

MELTON, James Van Horn. The Rise of the Public in Enlightenment Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

NIXON, Cheryl L. (ed.). Novel Definitions: An Anthology of Commentary on the Novel, 1688-1815. Peterborough: Broadview Press, 2009.

NOVAK, Maximilian E. The Deplorable Daniel Defoe: His Supposed Ignorance, Immorality, and Lack of Conscious Artistry. Digital Defoe: Studies in Defoe & His Contemporaries, [S. l.], n. 10.1, p. 1-17, fall 2018.

RALEIGH, Walter. Johnson on Shakespeare. London: Oxford University Press, 1908.

RODGERS, Pat (ed.). Daniel Defoe: The Critical Heritage. London: Routledge, 1995.

SEIDEL, Kevin. Robinson Crusoe as Defoe’s Theory of Fiction. Novel: A Forum on Fiction, North Carolina, v. 44, n. 2, p. 165-185, summer 2011. DOI: https://doi.org/10.1215/00295132-1260941.

SEIDEL, Michael. Robinson Crusoe: Varieties of Fictional Experience. In: RICHETTI, John (ed.). The Cambridge Companion to Daniel Defoe. New York: Cambridge University Press, 2008. p. 182-199. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL9780521858403.011.

SPACKS, Patricia Meyer. The 1740s. In: ARATA, Stephen; HALEY, Madigan; HUNTER, J. Paul; WICKE, Jennifer (ed.). A Companion to English Novel. Oxford: Wiley-Blackwell, 2015. p. 3-17. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118607251.ch1.

WATT, Ian. A ascensão do romance. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

WELLEK, René. História da crítica moderna. Tradução de Lívio Xavier. São Paulo: Editora Herder, 1967.

WOLF, Werner. Is Aesthetic Illusion ›illusion référentielle‹? ›Immersion‹ in (Narrative) Representations and Its Relationship to Fictionality and Factuality. Journal of Literary Theory, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 99-126, 2008. DOI: https://doi.org/10.1515/JLT.2008.007.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Esteves, L. de O. . (2021). As ficções editoriais e narrativas de Robinson Crusoé. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 31(2), 203–222. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25822

Edição

Seção

Dossiê: “Robinson Crusoé”: Um percurso de três séculos