Diretrizes curriculares nacionais para o ensino de graduação em odontologia

uma análise dos artigos publicados na revista da ABENO, 2002-2006

Autores

  • Maria Inês Barreiros Senna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria de Lourdes Rocha de Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação superior, Currículo, Odontologia

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo foi contribuir com o debate sobre as reformas curriculares para os cursos de Odontologia, particularmente sobre o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Foram analisados os 15 artigos publicados sobre as DCN, no período de 2002 a 2006, na Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Os artigos selecionados foram lidos e classificados em categorias, a partir de sua abordagem da temática, no sentido de identificar a posição dos autores. Verificou-se que artigos publicados pelo Ministério da Saúde e ABENO têm uma posição bastante favorável e otimista do potencial transformador das DCN na formação dos profissionais de saúde, já os artigos acadêmicos apontam para a necessidade de ressignificação do papel da universidade e do ensino de graduação na formação de profissionais de saúde e não apenas de reformas curriculares.

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

Senna, M. I. B., & Lima, M. de L. R. de. (2016). Diretrizes curriculares nacionais para o ensino de graduação em odontologia: uma análise dos artigos publicados na revista da ABENO, 2002-2006. Arquivos Em Odontologia, 45(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3492

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