Perfil profissional do cirurgião-dentista em associação ao conhecimento e utilização de marketing

Autores

  • André Richard Bibiano Zuchini Cirurgião-Dentista
  • Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli Faculdade Alvorada
  • Luiz Fernando Lolli Universidade Estadual de Maringá
  • Hugo Alberto Lolli Prefeitura Municipal de São Carlos do Ivaí

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.11.03

Palavras-chave:

Odontologia, Marketing de serviços de saúde

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento e a utilização do marketing por cirurgiões-dentistas, associados ao seu perfil profissional.

Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo qualito-quantitativo transversal, realizado com 52 profissionais atuantes nos municípios de Maringá e Marialva, ambos situados na região Noroeste do Paraná. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado e auto-responsivo, composto de questões abertas e fechadas, contendo variáveis sobre perfil profissional, conhecimento e atuação de marketing. A coleta de dados ocorreu nos locais de trabalho dos entrevistados durante os meses de agosto e setembro de 2010.

Resultados: A maioria dos participantes possuía idade entre 20 e 30 anos (60%) e menos de 5 anos de profissão (42%), sendo a maior parte proveniente de instituições privadas (56%). Ao todo, 26 indivíduos eram trabalhadores autônomos (50%), atuantes em consultórios ou clínicas particulares (autônomos totais) e 26 (50%) autônomos, mas que possuíam algum vínculo no serviço público (autônomos parciais). Foi observado que os dentistas autônomos totais relataram utilizar mais estratégias de marketing em relação a autônomos parciais (p=0,01). Para as demais associações entre perfil profissional e conhecimento/utilização de marketing não foram encontradas diferenças estatísticas.

Conclusão: De acordo com os resultados desse estudo, o conhecimento sobre marketing e sua utilização parece ainda não ser consenso na odontologia e tampouco dependeu do perfil profissional.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Zuchini, A. R. B., Lolli, M. C. G. dos S., Lolli, L. F., & Lolli, H. A. (2016). Perfil profissional do cirurgião-dentista em associação ao conhecimento e utilização de marketing. Arquivos Em Odontologia, 48(1). https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.11.03

Edição

Seção

Artigos