Ruas Completas
relatos de uma experiência de ensino, pesquisa e extensão para o projeto urbano
DOI:
https://doi.org/10.29327/248949.21.21-3Palavras-chave:
Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Mobilidade Urbana, Projeto Urbano, Ruas CompletasResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla que pretende contribuir para a disseminação do conceito de Ruas Completas, mais especificamente no contexto do ensino de projeto urbano, visando, ainda, uma maior integração com atividades de pesquisa e extensão. Neste contexto, este artigo apresenta uma experiência didático-pedagógica desenvolvida por meio de uma disciplina extensionista, lecionada na [omitido para revisão cega]. Nesta disciplina, intitulada “Projeto e Mobilidade Urbana”, alunos da graduação desenvolveram propostas para a adequação de duas ruas na região central de Juiz de Fora, à lógica de Ruas Completas. O conceito de Ruas Completas busca redistribuir o espaço da rua de modo mais acessível, incentivando modais ativos e visa a fortalecer o comércio e a identidade local. A metodologia de ensino desenvolveu-se por meio das seguintes etapas: i) fundamentação teórica-projetual do conceito, bem como uma aproximação com aspectos de pesquisa e extensão na fundamentação da disciplina; ii) orientações, análises e entrevistas no local para fundamentação e desenvolvimento das propostas, e; iii) apresentação das propostas desenvolvidas para a sociedade por meio de uma exposição. Com este trabalho, portanto, pretende-se fortalecer a discussão sobre o tema de Ruas Completas e promover a discussão sobre uma maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária.