O "contar histórias" da formação: o narrador na perspectiva de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.1.111-122Palavras-chave:
histórias, culturas, educação, experiência.Resumo
Com o objetivo de apresentar algumas considerações sobre a arte de contar histórias, que está em vias de extinção em uma sociedade cada vez mais voltada à técnica instrumental e utilitária, tomamos como pressuposto a palavra como elemento imprescindível da condição humana. Essa perspectiva acerca da palavra como constituinte de uma experiência se ampara na abordagem de Walter Benjamin, em uma interpretação que busca o momento histórico vivido, refletindo sobre as contradições e paradoxos do homem e da cultura. A perda da habilidade de narrar, de transmitir a experiência através da palavra, reflete um dos problemas que o desenvolvimento científico e tecnológico desligado da condição humana acarretou. Ainda que existam problemas em exaltar o modelo narrativo, tendo em vista o seu aspecto conservador, é inegável a troca de experiências e o papel de interação entre os indivíduos oportunizados por ele. Dessa forma, vemos a escola, nos seus primeiros anos, principalmente como um espaço para que a arte de contar histórias enriqueça o caráter formativo do ambiente escolar, oportunizando a imaginação, o vocabulário e o possível despertar da curiosidade, entre outras possibilidades.Downloads
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Publicado
2019-12-31
Como Citar
Ourique, J. L. P. (2019). O "contar histórias" da formação: o narrador na perspectiva de Walter Benjamin. Cadernos Benjaminianos, (1), 111–122. https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.1.111-122
Edição
Seção
Artigos