Hamaca Paraguaya: luto e resistência no cinema latino-americano contemporâneo

Autores

  • Bárbara Xavier França

DOI:

https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.80-101

Palavras-chave:

Hamaca Paraguaya, Paraguai, Cinema Latino-americano, Pausa, Luto e Melancolia

Resumo

Como o filme paraguaio Hamaca Paraguaya (Paz Encina, 2006) cifra a história? O filme, o primeiro longa realizado no país desde 1978, apresenta um casal de velhos sentados em uma rede, reclamando das intempéries do dia e da ausência do filho, que partiu para uma guerra e possivelmente lá morreu. O presente trabalho toma aspectos da escritura fílmica como as repetições presentes nos diálogos entre os personagens, no posicionamento de câmera e nos padrões da montagem, bem como na utilização do extracampo e no desenvolvimento narrativo buscando pensar a ideia de um tempo suspenso. A partir de então, discute como esse estado pode expressar uma relação com a memória de períodos traumáticos, como a guerra, resistindo ao luto e ao esquecimento. Por fim, coloca Hamaca em relação ao cinema latino-americano contemporâneo e aos “cinemas novos” que surgiram na região. 

Como o filme paraguaio Hamaca Paraguaya (Paz Encina, 2006) cifra a história? O filme, o primeiro longa realizado no país desde 1978, apresenta um casal de velhos sentados em uma rede, reclamando das intempéries do dia e da ausência do filho, que partiu para uma guerra e possivelmente lá morreu. O presente trabalho toma aspectos da escritura fílmica como as repetições presentes nos diálogos entre os personagens, no posicionamento de câmera e nos padrões da montagem, bem como na utilização do extracampo e no desenvolvimento narrativo buscando pensar a ideia de um tempo suspenso. A partir de então, discute como esse estado pode expressar uma relação com a memória de períodos traumáticos, como a guerra, resistindo ao luto e ao esquecimento. Por fim, coloca Hamaca em relação ao cinema latino-americano contemporâneo e aos “cinemas novos” que surgiram na região. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Xavier França

Mestre pela linha de Pragmáticas da Imagem do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-10-28

Como Citar

França, B. X. (2015). Hamaca Paraguaya: luto e resistência no cinema latino-americano contemporâneo. Cadernos Benjaminianos, (9), 80–101. https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.80-101