A estética primeva na obra de Giuseppe Penone

Autores

  • Marina Andrade Câmara Dayrell Escola de Belas Artes - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.65-79

Palavras-chave:

Giuseppe Penone. Estética. Política.

Resumo

Busca-se no presente artigo, por meio dos conceitos bejaminianos de estética e política – principalmente em seus desenvolvimentos em Jaques Rancière e Susan Buck-Morss –, aparatos teóricos capazes de problematizar os procedimentos escultóricos trabalhados por Giuseppe Penone em um amplo apanhado de suas obras. Partindo do contexto italiano em que surge a Arte Povera, grupo do qual Penone fazia parte no início de seu percurso artístico, ponderamos em que sentido o escultor italiano se identifica com as demais produções do grupo para apontarmos aquelas noções privilegiadas por seu trabalho. Delineando os conceitos norteadores de sua produção, verificamos a pertinência de voltar-nos à etimologia da palavra estética, explorada por Walter Benjamin e seus estudiosos, a fim de compreender as implicações políticas da obra de Penone.

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Biografia do Autor

Marina Andrade Câmara Dayrell, Escola de Belas Artes - UFMG

Doutoranda em Belas Artes

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Publicado

2015-10-28

Como Citar

Dayrell, M. A. C. (2015). A estética primeva na obra de Giuseppe Penone. Cadernos Benjaminianos, (9), 65–79. https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.65-79