Autores
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Virgínia Virgínia Mota
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Walter Benjamin, Franz Kafka, distância, proximidade, imagem, percepção, fotografia.
Resumo
Neste trabalho procuramos entender o entrelaçamento entre distância e proximidade (aura e vestígio) na obra de Walter Benjamin. Para tal, analisamos uma imagem fotográfica resgatada pelo autor. A partir dessa relação conceitual vislumbramos uma determinada imbricação metodológica que surge entre o exercício perceptivo e a escrita. Diante dessa imagem, optamos por um olhar mais demorado tentando seguir uma reflexão presente no texto “Franz Kafka: a propósito do décimo aniversário de sua morte”, escrito por Benjamin em 1934. Tal foi feito em virtude de um hiato temporal através do qual certa atividade perceptiva ganharia forma: algo que designamos de percepção vibrátil. O objeto fotográfico em questão, um caso paradigmático, que pela mão de Benjamin aproximaria os dois autores, nos permite, a nós seus leitores, alcançar uma outra noção de imagem dialética e uma complexidade inerente a tal exercício perceptivo.
Biografia do Autor
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Virgínia Virgínia Mota, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
É doutoranda em Filosofia na PUC_RJ. É mestre em Filosofia na UFF. Licenciada e bacharel em Artes Plásticas (ESAD, Portugal, 2001). Concluiu Projeto Individual em Artes Plásticas no Ar.Co em Lisboa, 2002. Integrou duas residências da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (Programa de Criatividade e Criação Artística, Curso de Artes Visuais, 2006), em 2007 o Sítio das Artes (O Estado do Mundo) no Centro de Arte Moderna em Lisboa. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2005), do Centro Nacional de Cultura (Portugal, 2006) e do Instituto das Artes e Ciência Viva em Lisboa, 2007. Em 2009 foi bolsista-estagiária com financiamento do Ministério da Cultura no Programa Inov-art no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Tem mostrado o seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas, em festivais de cinema e vídeo nacional e internacionalmente (Portugal, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Canadá e Brasil). Desde 2009 desenvolveu vários projetos no Brasil entre eles a Biblioteca de Afetos no Museu de Arte Contemporânea em Niterói-RJ. Foi colaboradora do Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 2010 a 2013 onde ministrou oficinas e coordenou inúmeras ações com o público no interior e exterior do museu. Ministrou diversas oficinas em festivais, seminários e encontros reflexivos sobre arte. Lecionou “Imagem fotográfica e outras imagens” na Escola livre de artes do Museu Bispo do Rosário em 2013.