Meia noite em Paris: a perda da aura na Modernidade e a exalação do passado

Autores

  • Camila Muller Stuelp Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.32-40

Palavras-chave:

Passado, Nostalgia, Perda da Aura, Modernidade.

Resumo

Encenado na Paris de 2010, o filme de Woody Allen, Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011) é um romance nostálgico, cujo tema central é a nostalgia do homem moderno em relação a um passado que ele não pode viver e que acredita ser melhor que seu presente. Tal tendência pode ser considerada uma constante na realidade atual, em que os indivíduos sentem-se cada vez mais alheios à sociedade em que vivem. É o “passadismo” retratado no filme, consequência de uma vontade comum: de viver em um período no qual eram compartilhadas experiências, ao invés de meramente desfrutadas vivências; onde as pessoas não sentiam-se estranhas em seu próprio tempo, vivendo a angustia de ser apenas mais um em meio à multidão; e, principalmente, uma época em que a aura da obra da arte, sua essência e autenticidade esteve viva, presente e real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Muller Stuelp, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Graduada em Comunicação Social. Mestranda em Letras - Literatura Comparada

Downloads

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Stuelp, C. M. (2015). Meia noite em Paris: a perda da aura na Modernidade e a exalação do passado. Cadernos Benjaminianos, (9), 32–40. https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.32-40