Imagens de Paris: a fantasmagoria benjaminiana e as Mitologias de Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.24-31Palavras-chave:
Walter Benjamin, Roland Barthes, fantasmagoria, mito, modernidade, espaço urbanoResumo
Este artigo destina-se a aproximar a noção de fantasmagoria proposta por Walter Benjamin, à noção de mito enquanto um sistema semiológico, proposta por Roland Barthes. Para tanto, consultou-se o Exposé benjaminano de 1939, intitulado “Paris, Capital do Século XIX”, e as Mitologias, obra lançada em 1957 por Barthes. O objetivo de aproximar tais obras é mostrar como ambas observações realizadas a respeito da sociedade parisiense, em contextos distintos, são capazes de chegar à conclusões análogas a respeito de termos como a modernidade, o capitalismo e a sociedade de consumo, tal qual a relação ilusória existente entre a significação dos objetos de consumo e o consumidor.
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Publicado
2015-10-28
Como Citar
Oliveira, L. L. S. (2015). Imagens de Paris: a fantasmagoria benjaminiana e as Mitologias de Roland Barthes. Cadernos Benjaminianos, (9), 24–31. https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.24-31
Edição
Seção
Artigos