Imagens de Paris: a fantasmagoria benjaminiana e as Mitologias de Roland Barthes

Autores

  • Lara Luiza Spagnol Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.24-31

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Roland Barthes, fantasmagoria, mito, modernidade, espaço urbano

Resumo

Este artigo destina-se a aproximar a noção de fantasmagoria proposta por Walter Benjamin, à noção de mito enquanto um sistema semiológico, proposta por Roland Barthes. Para tanto, consultou-se o Exposé benjaminano de 1939, intitulado “Paris, Capital do Século XIX”, e as Mitologias, obra lançada em 1957 por Barthes. O objetivo de aproximar tais obras é mostrar como ambas observações realizadas a respeito da sociedade parisiense, em contextos distintos, são capazes de chegar à conclusões análogas a respeito de termos como a modernidade, o capitalismo e a sociedade de consumo, tal qual a relação ilusória existente entre a significação dos objetos de consumo e o consumidor.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Luiza Spagnol Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisando principalmente os seguintes temas: Walter Benjamin; espaço urbano; modernidade; tempo.

Downloads

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Oliveira, L. L. S. (2015). Imagens de Paris: a fantasmagoria benjaminiana e as Mitologias de Roland Barthes. Cadernos Benjaminianos, (9), 24–31. https://doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.24-31