A influência pictórica sobre a concepção dos cartes de visite fotográficos oi-tocentistas

Autores

  • Luiz Henrique Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2179-8478.1.11.94-122

Palavras-chave:

retrato, fotografia, carte-de-visite, século XIX, Benjamin

Resumo

Este artigo pretende discutir e contextualizar, historicamente, a posição de Benjamin, em sua “Pequena história da fotografia”, sobre os retratos fotográficos produzidos na segunda metade do século XIX; assim como demonstrar, a partir de pesquisa iconográfica e através dos métodos analítico e comparativo, as evidentes influências da retratística pictórica clássica sobre a concepção desses retratos, considerando elementos compositivos de valor simbólico e o clima de teatralidade, recorrentes em ambas as práticas. Tais influências, já mencionadas por outros autores, são ainda carentes de demonstrações minuciosas. Para isso, foram escolhidas obras da retratística majestática e principesca, como cânones imagéticos que teriam sido tomados como referenciais em determinados retratos fotográficos oitocentistas.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Faculdade de Letras - UFMG

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Publicado

2017-02-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A influência pictórica sobre a concepção dos cartes de visite fotográficos oi-tocentistas. (2017). Cadernos Benjaminianos, 11, 94-122. https://doi.org/10.17851/2179-8478.1.11.94-122