A ditadura militar “por” e “entre” mulheres: o cinema contra o apagamento histórico em Retratos de Identificação e Setenta / The Military Dictatorship “By” and “Among” Women: The Cinema Against Historical Obliteration in Photos of Identification and Seventy
DOI:
https://doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.103-130Palavras-chave:
rememoração, ditadura, vestígio, arquivo, mulher, remembrance, dictatorship, vestige, archive, woman.Resumo
Resumo: A proposta desse artigo é investigar em que medida o cinema, ao rememorar um momento histórico violento, como a ditadura civil-militar brasileira, é capaz de – através da pesquisa dos arquivos, da montagem dos vestígios, e da mise-en-scène nos testemunhos – reescrever a história oficial e reconstruir a memória daqueles que resistiram às formas de opressão e tortura do período. Focando na análise das estratégias formais e narrativas dos filmes Retratos de Identificação (2014), de Anita Leandro, e Setenta (2014), de Emilia Silveira, interessa particularmente como essa escrita cinematográfica a contrapelo aciona estética e politicamente o feminino.
Palavras-chave: rememoração; ditadura; vestígio; arquivo; mulher.
Abstract: This paper investigates to what extent films, when they recollect violent historical episodes, such as the Brazilian civil-military dictatorship, are capable of rewriting the official history, by means of achieve research, vestige montage and mise-en-scène of testimony, and reconstruct the memory of those who resisted to oppression and torture during that period. By focusing on the analysis of the formal and narrative strategies of Identification Photos (2014), by Anita Leandro, and Seventy (2014), by Emilia Silveira, the paper highlights how against-the-grain filmic writing activates, aesthetically and politically, the feminine.
Keywords: remembrance; dictatorship; vestige; archive; woman.