Rastros de vanguarda em uma rua de mão única: caminhos possíveis em Walter Benjamin / Tracks of Avant-Guard in a One-Way Street: Possible Paths in Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2179-8478.15.2.249-261Palavras-chave:
Walter Benjamin, vanguarda, Rua de mão única, avant-guard, one-way street.Resumo
Resumo: Ao elencar e organizar uma vasta coleção de textos fragmentários, que versam desde reflexões sobre suportes para o literário até o cotidiano dos alemães, Walter Benjamin revela em “Rua de mão única” (1928) uma possibilidade de aproximar sua proposta de escritura às estéticas de vanguarda do início do século XX. Desse modo, a presença da técnica de montagem permite entrever o rastro de elementos surrealistas, dadaístas e cubistas na constituição da obra. Assim, para ilustrar como tais artifícios ressoam em Benjamin, este trabalho apresentará contextualizações históricas de Nicolau Sevcenko e Francesco Careri e o estudo sobre técnicas de montagem de Willi Bolle junto a fragmentos da obra do pensador alemão.
Palavras-chave: Walter Benjamin; vanguarda; Rua de mão única.
Abstract: By cataloguing and organizing a vast collection of fragmentary texts, which cover aspects from his reflection about supports to the literary text to the German quotidian, Walter Benjamin revels, in “Rua de mão única” (1928), the possibility of approaching his proposal of writing to the Avant-guard aesthetics of the beginning of the 20th century. This way, the presence of the montage technique allows us to glimpse the tracks of surrealist, dadaist and cubist elements in the constitution of the work. Thus, to illustrate how such artifices resonate in Benjamin, this work presents the historical contextualization by Nicolau Sevcenko and Francesco Careri and the study about techniques of montage by Willi Bolle, together with fragments of the German thinker’s work.
Keywords: Walter Benjamin; avant-guard; one-way street.