Benjamin e uma nova formação a partir de uma nova forma de ensino da História da Literatura / Benjamin and a New Formation Through a New Form of Teaching Literary History

Autores

  • Rafael Guimarães Tavares Silva UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/2179-8478.15.2.183-198

Palavras-chave:

Walter Benjamin, teoria literária, crítica literária, história literária, educação, literary theory, literary criticism, literary history, education.

Resumo

Resumo: Buscando situar o contexto alemão do final do séc. XIX e início do séc. XX, no tocante às práticas de ensino e, mais especificamente, do ensino de literatura, o presente artigo oferece considerações sobre a forma como Walter Benjamin se posiciona nesse debate. Depois de abordar de forma mais geral a produção desse arguto pensador da cultura de seu tempo, a importância fundamental de seu texto História da literatura e ciência da literatura [Literaturgeschichte und Literaturwissenschaft], de 1931, assume o primeiro plano da argumentação e oferece o material para que se sugira a radicalidade do projeto benjaminiano. Detectando uma crise cultural profunda em sua época, o estudioso sugere que um posicionamento crítico, apto a articular o passado e o presente, por meio de um estudo envolvendo História da Literatura e Crítica Literária, seria a única forma de potencializar o estudo das Letras, de modo a converter a Literatura em órganon capaz de atuar diretamente sobre a própria História.

Palavras-chave: Walter Benjamin; teoria literária; crítica literária; história literária; educação.

Abstract: Seeking to situate the teaching practices and especially literary teaching practices in the German context of the end of the XIXth century and beginning of the XXth, this article offers considerations on how Walter Benjamin takes a position in this debate. After a more general approach to the intellectual production of this argute thinker of his own culture and time, the fundamental importance of his text History of literature and science of literature [Literaturgeschichte und Literaturwissenschaft], from 1931, takes the foreground of the argument and offers material to suggest the radicalness of Benjamin’s project. Detecting a deep cultural crisis in his time, he suggests that a critical position, capable of articulating the past and the present, through a study involving History of Literature and Literary Criticism, would be the only way to strengthen the study of Letters, in order to transform Literature into an organon capable of acting directly on History itself.

Keywords: Walter Benjamin; literary theory; literary criticism; literary history; education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Guimarães Tavares Silva, UFMG

Estudante de Língua e Literatura Clássicas (Grego Antigo), doutorando no POS-LIT da UFMG, com interesses que vão da Filosofia e da História (Antigas e Contemporâneas) à Teoria Literária, além de teoria e prática da Tradução e da Educação. Elaborou uma monografia sobre Uma poética de Platão, uma dissertação chamada Arqueologias do drama: uma arqueologia dramática, e atualmente desenvolve sua tese Os Estudos Clássicos na Universidade Contemporânea. Atua como co-organizador do Seminário de Estudos Clássicos e Medievais, ligado ao NEAM e, desde 2016, no Apoio Pedagógico da FALE-UFMG, com Linguística Comparada, Literatura Comparada, Introdução aos Estudos Literários e Teorias da Narrativa.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

Silva, R. G. T. (2020). Benjamin e uma nova formação a partir de uma nova forma de ensino da História da Literatura / Benjamin and a New Formation Through a New Form of Teaching Literary History. Cadernos Benjaminianos, 15(2), 183–198. https://doi.org/10.17851/2179-8478.15.2.183-198