Fiama Hasse Pais Brandão e Walter Benjamin: poesia, ruína e aura / Fiama Hasse Pais Brandão and Walter Benjamin: Poetry, Ruin and Aura
DOI:
https://doi.org/10.17851/2179-8478.15.2.75-90Palavras-chave:
Poesia Portuguesa Contemporânea, Poesia 61, Fiama Hasse Pais Brandão, Walter Benjamin, ruína, Contemporary Portuguese poetry, ruins.Resumo
Resumo: Este artigo recorre ao conceito de aura e à alegoria do Anjo da História de Walter Benjamin para explorar como a obra de Fiama Hasse Pais Brandão comunica com o pensamento pensador alemão. Em Fiama, o sujeito poético recusa o fluxo contínuo do tempo, posicionando-se num «Agora» atemporal, que se sustenta das ruínas do passado e da destruição vindoura. Avessa como Benjamin à ideia de progresso, Fiama invoca uma tradição dinâmica e heterodoxa, mostrando-nos como o mundo não é mais que a vidraça onde embatem as palavras dos mortos. Palavras que junto com a experiência do sujeito poético no seu mundo possibilitam uma recuperação da aura nos objectos observados a partir de uma distância contemplativa. A utilização do quadro teórico de Benjamin permite ainda detectar uma dimensão política geralmente pouco discutida na obra de Fiama Hasse Pais Brandão.
Palavras-chave: Poesia Portuguesa Contemporânea; Poesia 61; Fiama Hasse Pais Brandão; Walter Benjamin; ruína.
Abstract: This article uses Benjamin’s concept of aura and his Angel of History allegory to investigate how a reading of Fiama Hasse Pais Brandão´s work can be enriched by the thought of the German philosopher. In Fiama’s poetry, the lyrical subject refuses the continual flow of time by assuming an out-of-time “Now”, a position that is sustained by the ruins of the past and the incoming destruction which threatens that same “Now”. As Benjamin, Fiama opposes the idea of progress, while evoking a dynamic and heterodox tradition, to reveal us the world as a mere window pane into which the words of the dead poets collide. These words retrieved from the ruins of human culture combine with the world as experienced by the lyrical subject to produce a configuration where it is possible to recover the aura in objects observed from a contemplative distance. We further argue that the use of Benjamin’s theory allows us to unveil a usually overlooked political dimension which nonetheless present within Fiama’s body of work.
Keywords: Contemporary Portuguese poetry; Poesia 61; Fiama Hasse Pais Brandão; Walter Benjamin; ruins.