As forças saturninas nas Fotomontagens do poeta Jorge de Lima / The Saturnine Forces in the Photomontages of Jorge de Lima

Autores

  • Bárbara Bergamaschi Novaes PPGCOM-UFRJ / PPGLCC PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.17851/2179-8478.15.2.55-74

Palavras-chave:

Surrealismo no Brasil, artes visuais, vanguardas modernas, fotografia, Surrealism in Brazil, visual arts, modern avant-garde, photography.

Resumo

Resumo: A partir de uma análise seletiva de oito fotomontagens do livro “Pintura em pânico” (1943) de Jorge de Lima traçamos correspondências entre as imagens do poeta alagoano, a iconografia barroca e alegórica estudada por Walter Benjamin, e as tópicas privilegiadas pelos artistas surrealistas europeus. Veremos como a praxis e os procedimentos criativos de Lima bebem das fontes dos artistas da vanguarda francesa do início do século XX, ecoando as investigações empreendidas pelo movimento encabeçado por André Breton e Georges Bataille – que, por sua vez, se configurou, nas palavras do crítico Ronaldo Brito, como: “uma tentativa heróica de atacar o cogito cartesiano” e “denunciar a falência do projeto moderno”. Para tal nos apoiaremos nas preposições, escritos e obras destes escritores supracitados, bem como nas trocas epistolares entre os poetas, Murilo Mendes e Jorge de Lima, bem como a relação de ambos com o pintor Ismael Nery.

Palavras chave: Surrealismo no Brasil; artes visuais; vanguardas modernas; fotografia.

Abstract: From a selective analysis approach of eight photomontages of Jorge de Lima’s book “Pintura em Pânico” (1943), we point to several correspondences between the photo-collage images of the Alagoan poet, and the baroque and allegorical iconography studied by Walter Benjamin, as well as the themes favored by surrealist’s french artists. We will regard how Lima’s creative praxis and procedures had nourished from the early-20th-century French avant-garde surrealist artists, echoing the investigations undertaken by the movement headed by André Breton and Georges Bataille – described by art critic Ronaldo Ronaldo Brito as: “a heroic attempt to attack the Cartesian Cogito” and “denounce the bankruptcy of the modern project”. For such can we will base our analysis on the writings and works of Surrealism movement members, as well as in the epistolary exchanges between poet Murilo Mendes, Jorge de Lima and the painter Ismael Nery.

Keywords: Surrealism in Brazil; visual arts; modern avant-garde; photography.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Bergamaschi Novaes, PPGCOM-UFRJ / PPGLCC PUC-RIO

Bárbara Bergamaschi Novaes é doutoranda pelo PPGCOM (ECO/UFRJ) na linha de pesquisa Tecnologias
da Comunicação e Estéticas e pelo PPGLCC (PUC-Rio) na linha de pesquisa Desafios do Contemporâneo:
teorias e crítica. É mestre em Artes da Cena pelo PPGAC- ECO- UFRJ (2016) e graduada em Comunicação
Social (2014) pela ECO- UFRJ com habilitação em Rádio e TV.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

Bergamaschi Novaes, B. (2020). As forças saturninas nas Fotomontagens do poeta Jorge de Lima / The Saturnine Forces in the Photomontages of Jorge de Lima. Cadernos Benjaminianos, 15(2), 55–74. https://doi.org/10.17851/2179-8478.15.2.55-74

Edição

Seção

Dossie Poesia e Catástrofe