Fachdeutschkurse in Brasilien: Ausgangssituation und Vorschlãge zum Grammatik und Wortschatzteil für ein Baukastensystem

Autores

  • Gerhard Fuhr Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/0101-3548.3.5.165-194

Resumo

Resumo: O presente trabalho tenta dar uma visão geral sobre a situação do ensino de alemão científico. Partindo de uma breve avaliação crítica dos livros didáticos já existentes, considerando suas possibilidades de aplicação no Brasil, são examinados os pré-requisitos e condições para desenvolver cursos de alemão científico neste país; também são discutidos os objetivos de aprendizagem e as possibilidades de sua realização. Depois de uma avaliação do trabalho até agora desenvolvido na UFMG segue uma proposta para um sistema de módulos visando os cursos mais requisitados. Ao lado de algumas considerações sobre o vocabulário se analisa a problemática gramatical e das estruturas relevantes; estas são agrupadas segundo um critério lingüístico e colocadas em uma possível progressão didática. Isto deve servir de base para um módulo "Gramática referencial para Cursos de Alemão Científico", ao qual se podem estruturar Cursos de Introdução à Leitura, incluindo a parte de textos e exercícios de áreas específicas.

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Publicado

2015-06-30