Burnout em professores
diferença e análise de gênero
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, estresse ocupacional, gênero, professores.Resumo
A profissão docente é alvo de inúmeros estressores psicossociais que, quando persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout (SB). O presente estudo objetivou verificar se existe diferença entre homens e mulheres nas dimensões e perfis da SB. A amostra não probabilística se constituiu de 474 professores atuantes em diferentes níveis de ensino de Porto Alegre e região metropolitana do Rio Grande do Sul, Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT) e um questionário para levantamento de dados sociodemográficos e laborais. Os dados foram analisados por meio da prova t de student. Evidenciou-se que participantes do sexo masculino apresentaram maior índice médio nas dimensões de Indolência, Culpa e Perfil 2. Participantes do sexo feminino revelaram maior índice médio na dimensão de Ilusão pelo Trabalho. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se considerar as diferenças de construção social de gênero no processo de adoecimento da categoria docente.