Transtorno de Ansiedade Social: um estudo de caso

Autores

  • Juliana de Lima Muller Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS Autor
  • Clarissa Marceli Trentini Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS. Autor
  • Adriana Mokwa Zanini Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS. Autor
  • Fernanda Machado Lopes Centro Universitário Metodista do Sul - IPA. Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2015.81.07

Resumo

O Transtorno de Ansiedade Social é o transtorno de ansiedade mais comum e apresenta elevadas taxas de prevalência, com prejuízos funcionais importantes, demandando abordagens terapêuticas de longa duração em casos de maior gravidade. O objetivo do presente estudo é relatar um estudo de caso com intervenção cognitivo-comportamental, sem o uso associado de psicofármacos, em um adulto jovem do sexo masculino com esse diagnóstico. No tratamento, distribuído em avaliação inicial, intervenção, avaliação final e seguimento, foram utilizados critérios diagnósticos do DSM-5 e técnicas cognitivo-comportamentais. Na avaliação inicial, identificaram-se dificuldades em diversas situações sociais, em realizar o trabalho de conclusão de curso de sua faculdade e em buscar oportunidades de trabalho desejadas. Os resultados obtidos na avaliação final e no seguimento de seis meses indicaram melhora considerável das queixas iniciais, redução da ansiedade social, correção de crenças errôneas, desenvolvimento de habilidades sociais, redução de estratégias de segurança e de comportamentos inibitórios. É importante que mais estudos de caso com indivíduos do sexo masculino sejam realizados, possibilitando o melhor entendimento do tratamento de pacientes com Transtorno de Ansiedade Social através de técnicas cognitivas e comportamentais. Uma vez que diversas técnicas vêm sendo indicadas como importantes no tratamento desses pacientes, é essencial considerá-las na prática clínica.

Palavras-chave: Transtorno de Ansiedade Social, tratamento, terapia cognitivo- comportamental.

Biografia do Autor

  • Juliana de Lima Muller, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Durante a graduação teve experiência com pesquisa, principalmente relacionada à Neuropsicologia, e foi membro do Programa de Educação Tutorial (PET). Realizou o mestrado na área de Neuropsicologia Cognitiva em conjunto com o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Fenando Pessoa. Atualmente é doutoranda do Pós Graduação em Psicologia da UFRGS e membro do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico da mesma universidade. Também atua no Programa de Transtornos de Ansiedade (PROTAN) e no Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência (PROTAIA) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
  • Clarissa Marceli Trentini, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.
    Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Psicologia Clínica: ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é Professor Associado nível I, do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Foi chefe do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade nos anos 2008-2011 e Editora Associada da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, área Avaliação Psicológica no período de 2006 a 2009. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-). É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção, adaptação e normatização de instrumentos, qualidade de vida, habilidades cognitivas, idosos e avaliação psicológica e neuropsicológica.
  • Adriana Mokwa Zanini, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.
    Doutoranda e Mestre em Psicologia pela UFRGS, pesquisando e lecionando nas áreas de Psicopatologia, Avaliação Psicológica, Psicologia do Desenvolvimento e Neuropsicologia. Coletando dados para tese de doutorado em uma unidade hospitalar específica para tratamento de Transtornos Relacionados a Substâncias. Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pelo IDG- Instituto de Desenvolvimento Global, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).
  • Fernanda Machado Lopes, Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.
    Psicóloga (PUCRS-2000), Perita Examinadora do Trânsito (FIJO-2001), Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (IFP-2004), Mestre (2007-2009) e Doutora (2009-2013) em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS - conceito 7 CAPES), vinculada ao Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFRGS) e Pós-Doutora em Neurociências (2013-2014), vinculada ao Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC-UFRGS). Experiência como Psicóloga Organizacional com ênfase em Gestão em Recursos Humanos (2000-2009); como Psicóloga Clínica com ênfase em terapia cognitivo-comportamental (2002-2007), e como Docente (Professora Convidada Especialização UFRGS, 2009-2011; Professora Substituta Graduação UFRGS, 2013; Supervisora e Orientadora no curso de Especialização do IFP, 2009-atual; Professora Curso Drogas CPAD/SENAD, 2012-2014). Atualmente Professora no Centro Universitário Metodista do Sul - IPA (2014-atual). Áreas de Interesse em Pesquisa: Drogas, Ansiedade e Processos Psicológicos Básicos.

Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Artigos