Avaliação e intervenção para o medo e fobia de dirigir: revisão da literatura

Autores

  • Jocemara Ferreira Mognon Universidade São Francisco e Centro Universitário Unibrasil Autor
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco Autor
  • Salete Coelho Martins Psicotran Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.101.07

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica sobre a avaliação e a intervenção realizada com pessoas que têm medo ou fobia de dirigir. Foram utilizados os descritores ‘medo de dirigir’ e ‘fobia de dirigir’ em português, espanhol e inglês nas bases de dados SciELO, PePSIC, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Foram encontrados 119 estudos e, com base nos critérios de inclusão/exclusão, foram analisados 28 artigos. Os resultados identificaram a predominância de participantes do sexo feminino, na faixa etária de 35 a 45 anos e que aprenderam a dirigir mais tardiamente. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para as variáveis sociodemográficas e para o tempo de licença como motorista. Além disso, nem sempre o medo dirigir decorre de ter sofrido um acidente de trânsito, embora esses motoristas tenham maiores chances. As situações mais temidas pelas pessoas com medo de dirigir foram agrupadas em relação à via, ao veículo, às condições climáticas/ metereológicas e às condições pessoais/sociais. Foram encontrados apenas sete artigos que traziam informações sobre a construção, a adaptação ou a busca de evidência de validade de instrumentos de avaliação do medo de dirigir. Os estudos de intervenção tiveram como objetivo diminuir ou extinguir o comportamento de evitar dirigir, aumentar o contato com o veículo, aprimorar as habilidades na direção e, consequentemente, a confiança em dirigir. As técnicas de tratamento incluíram relaxamento e treino de respiração, dessensibilização in vivo e sistemática e uso de simuladores de direção – VRET. Conclui-se que tem aumentado o interesse dos pesquisadores pelo tema, mas que são necessários novos estudos, principalmente no que tange às intervenções terapêuticas.

Palavras-chave: medo, fobia, revisão de literatura.

Biografia do Autor

  • Jocemara Ferreira Mognon, Universidade São Francisco e Centro Universitário Unibrasil
    Psicóloga. Mestre e Doutoranda em Psicologia na área de concentração em Avaliação Psicológica. Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário Unibrasil
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco
    Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade do CNPq.
  • Salete Coelho Martins, Psicotran
    Psicóloga. Especialista em Psicologia do Trânsito e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Proprietária da clínica-escola Psicotran medo de dirigir. Curitiba/PR. dutividade do CNPq.

Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Artigos