Saúde e trabalho docente: dando visibilidade aos processos de desgaste e adoecimento docente a partir da construção de uma rede de produção coletiva

Autores

  • Tânia Maria de Araújo
  • Cristina Kawalkievicz
  • Annibal Silvany-Neto
  • Fernando Martins Carvalho
  • Renate Wernick
  • Eduardo Reis
  • Núria Serre Delcor
  • Ivone Paranhos
  • Lauro Porto

Palavras-chave:

Saúde Ocupacional, Trabalho Docente, Condições de Trabalho, Epidemiologia, Saúde do Professor

Resumo

O processo de trabalho docente vem sofrendo diversas mudanças nos últimos anos. Muitas dessas mudanças têm promovido repercussões negativas sobre a saúde dos professores. Este ensaio apresenta achados de quatro estudos realizados com professores da rede pública e privada da Bahia, em níveis de ensaio (fundamental, médio e universitário). Os quatro estudos realizados empregam o método epidemiológico e usaram desenho de estudo do tipo corte transversal. Foram avaliadas: características sociodemográficas e do trabalho docente, condições de trabalho e saúde física e mental dos professores. Os resultados revelaram um padrão elevado de desgaste físico e psíquico dos professores, apesar da população estudada ter sido relativamente jovens (média de idade em torno de 35 anos). As queixas de doença mais relevantes foram aquelas relacionadas ao uso contínuo da voz (dor na garganta, rouquidão, perda temporária da voz), à postura corporal adotada no exercício das atividades (dor nas costas e pernas) e repercussões dessas atividades no funcionamento psico-emocional (cansaço mental, nervosismo). Sofrimento psíquico também foi um problema relevante observado nos estudos. A situação de saúde observada é merecedora de atenção e aponta a necessidade de mudanças imediatas na concepção e execução das condições e processo de trabalho docente.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Araújo, T. M. de, Kawalkievicz, C., Silvany-Neto, A., Carvalho, F. M., Wernick, R., Reis, E., Delcor, N. S., Paranhos, I., & Porto, L. (2023). Saúde e trabalho docente: dando visibilidade aos processos de desgaste e adoecimento docente a partir da construção de uma rede de produção coletiva. Educação Em Revista, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45101

Edição

Seção

Dossiê: trabalho docente