Saúde e trabalho docente: dando visibilidade aos processos de desgaste e adoecimento docente a partir da construção de uma rede de produção coletiva
Palavras-chave:
Saúde Ocupacional, Trabalho Docente, Condições de Trabalho, Epidemiologia, Saúde do ProfessorResumo
O processo de trabalho docente vem sofrendo diversas mudanças nos últimos anos. Muitas dessas mudanças têm promovido repercussões negativas sobre a saúde dos professores. Este ensaio apresenta achados de quatro estudos realizados com professores da rede pública e privada da Bahia, em níveis de ensaio (fundamental, médio e universitário). Os quatro estudos realizados empregam o método epidemiológico e usaram desenho de estudo do tipo corte transversal. Foram avaliadas: características sociodemográficas e do trabalho docente, condições de trabalho e saúde física e mental dos professores. Os resultados revelaram um padrão elevado de desgaste físico e psíquico dos professores, apesar da população estudada ter sido relativamente jovens (média de idade em torno de 35 anos). As queixas de doença mais relevantes foram aquelas relacionadas ao uso contínuo da voz (dor na garganta, rouquidão, perda temporária da voz), à postura corporal adotada no exercício das atividades (dor nas costas e pernas) e repercussões dessas atividades no funcionamento psico-emocional (cansaço mental, nervosismo). Sofrimento psíquico também foi um problema relevante observado nos estudos. A situação de saúde observada é merecedora de atenção e aponta a necessidade de mudanças imediatas na concepção e execução das condições e processo de trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.