PRÁTICAS FORMATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O CASO DO CONSÓRCIO DE PRÁTICA ESSENCIAL

Autores

  • BARBARA BARBOSA BORN Universidade de Stanford
  • GABRIELA MIRANDA MORICONI Fundação Carlos Chagas
  • PAULA LOUZANO Universidade Diego Portales

Palavras-chave:

práticas de ensino, práticas formativas, formação inicial de professores

Resumo

Este trabalho apresenta e discute as práticas formativas desenvolvidas pelo Consórcio de
Prática Essencial (Core Practice Consortium - CPC), um conjunto de 12 Faculdades de Educação dos Estados
Unidos que colaboram em pesquisas e iniciativas de formação de professores desde 2012. A metodologia
utilizada foi uma revisão bibliográfica das produções acadêmicas das principais pesquisadoras do grupo
nos últimos dez anos. Como resultado, identificou-se que a abordagem proposta pelo CPC se insere na
“formação de professores centrada na prática” e busca preparar os licenciandos para desenvolver práticas
consideradas essenciais para a docência na educação básica. Para tanto, os pesquisadores do consórcio
identificaram práticas essenciais da docência em diferentes áreas do conhecimento – o conteúdo de
ensino – e práticas formativas que se mostram efetivas no processo de ensino das práticas essenciais para
futuros professores. As evidências produzidas pelo consórcio e exploradas neste trabalho podem se
constituir em inspiração para as reflexões acerca de práticas formativas no contexto brasileiro.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

BARBOSA BORN, B., MIRANDA MORICONI, G., & LOUZANO, P. . (2021). PRÁTICAS FORMATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O CASO DO CONSÓRCIO DE PRÁTICA ESSENCIAL. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37439

Edição

Seção

Artigos