Processo de trabalho escolar e conselho de classe: da avaliação na escola à avaliação da escola

Autores/as

  • Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben

Palabras clave:

Trabalho escolar, Conselho de classe, Escola

Resumen

Esta dissertação tem por objetivo analisar as relações estabelecidas no processo de nabalho escolar, através da instância Conselho de Classe.  Procura investigar as condições objetivas e subjetivas pelas quais os Conselhos de Classe tém-se realizado, tentando analisar os determinantes de sua prática e verificar as rupturas possiveis que levariam ao desenvolvimento de relações sociais de cunho transformador. O Conselho de Classe é  uma das  instâncias coletivas  que  integram a organização escolar. A escola dessa instância como foco central de tais análises justica-se pelas caracteristicas especiais que apresenta em face das demais instâncias coletivas da escola. A investigação das relações estabelecidas no processo de trabalho dessa instância revelaram-se complexas e contraditórias, refletindo as mesmas contradições evidenciadas no processo de trabalho escolar e na sociedade como um todo. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter etnográfico, tendo sido realizado um estudo de caso numa escola pública municipal de Belo Horizonte — MG. A coleta de dados deu-se, inicialmente, através do estudo das origens da instância priveligiada e posteriormente através da pesquisa empírica desenvolvida na referida escola.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Dalben, A. I. L. de F. (2023). Processo de trabalho escolar e conselho de classe: da avaliação na escola à avaliação da escola. Educação Em Revista, 7(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44362

Número

Sección

Dissertações e teses

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.