INTERAÇÕES ENTRE MODOS SEMIÓTICOS E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE ENSINO SUPERIOR

  • Eduardo Fleury Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eliane Ferreira de Sá Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Moro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Penha Souza Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Reane Fonseca Martins
  • Renata Reis Pereira Universidade federal de Minas Gerais

Resumo

Nos últimos anos tem crescido o interesse em investigar a contribuição da linguagem na construção de significados em sala de aula. Neste trabalho investigamos como duas professoras do Ensino Superior mobilizam diferentes modos semióticos e promovem interações entre eles para a construção de significados em aulas de Química Orgânica. Gravamos um conjunto de aulas de duas professoras e selecionamos um episódio de cada uma para análise. Observamos que as professoras investigadas utilizam e articulam, idiossincraticamente, variados modos semióticos em suas interações com os estudantes. A análise demonstra a importância do uso de diferentes modos semióticos, tais como fala, gestos, olhar, modelos bola/vareta e desenhos no quadro, para o ato de comunicação. A articulação desses modos semióticos potencializa a construção de significados em sala de aula.

Biografia do Autor

Eduardo Fleury Mortimer, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela USP

Departamento de métodos e técnicas de ensino - FaE - UFMG

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFMG

Departamento de Química-ICEx- UFMG

Ana Carolina Araújo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Educação pela UFMT
Eliane Ferreira de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Educação pela UFMG
Luciana Moro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Patologia pela UFMG

Departamento de Patlogia Geral - ICB - UFMG

 

Penha Souza Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFMG

Departamento de métodos e técnicas de ensino - FaE - UFMG

Reane Fonseca Martins
Mestre em Patologia Geral pela UFMG
Renata Reis Pereira, Universidade federal de Minas Gerais
Licenciada em Química pela UFMG
Publicado
2014-09-11
Seção
Artigos