ENTRE REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS: OS SENTIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR NAS FORMULAÇÕES DE DOCENTES/BETWEEN REPRESENTATIONS AND DISCOURSES: THE MEANINGS OF SCHOOL MATHEMATICS IN THE FORMULATION OF TEACHERS

  • Guilherme Adorno de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Luzia Marta Bellini Universidade Estadual de Maringá
  • Renata Marcelle Lara Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Mediante o constructo teórico-metodológico, no entremeio da teoria das Representações Sociais e da Análise de Discurso materialista, parte-se do incômodo de como e quais representações sociais são sustentadas, produzindo efeitos de sentidos sobre a matemática escolar, no discurso dos professores que a lecionam. O objetivo é analisar este discurso, de modo a trabalhar as representações sociais, como estrutura e processo, em tal discursividade, e os efeitos de sentidos daí resultantes. Chega-se às regularidades temáticas: a matemática escolar 1) está presente no cotidiano, 2) leva ao raciocínio lógico, 3) é imprescindível para ser cidadão. Ancoradas na organização do mundo contemporâneo, pela lei e pela regra, as significações docentes reiteram o efeito de transparência da disciplina como conhecimento imprescindível para todos.

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Publicado
2014-01-29
Seção
Artigos