MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS/MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS

  • Simone Pinheiro Pinto Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
  • Guaracira Gouvêa Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Resumo

Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca do conceito de mediação e mediador em museus de ciência e tecnologia e centros de ciências (Science Centers), com o objetivo de inserir elementos teóricos que contribuam para ampliação e aprofundamento do debate sobre tais conceitos no campo da Educação em Ciências e/ou da divulgação científica. Buscamos, a partir dessas reflexões, entender e apresentar novos aspectos para discussão de como esses conceitos acabam por se impor em determinados campos e comunidades. Nesse sentido, destacamos alguns aspectos que consideramos relevantes para elencar uma pauta de discussão entre educadores em museus, para que eles possam reavaliar as práticas educativas nesses espaços e os processos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Pinheiro Pinto, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é professor - Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto e professor/pesquisador da Fundação CECIERJ na Divulgação Científica atuando no setor educativo do Museu Ciência e Vida. Também sou doutoranda do programa de Pós-Gruaduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NUTES.Sob a orientação da Professora dra. Guaracira Gouvêa de Sousa desenvolvendo a tese de título: Discurso e comunicação: à mediação nos programas de divulgação cientifica itinerantes.
Guaracira Gouvêa Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pòs-doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona (2006). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pòs-Graduaçõ em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pòs-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação não formal, mídias e educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, linguagens/imagens, museu de ciência e formação de professores presencial e a distância. Bolsista Produtividade PQII CNPq.
Publicado
2014-04-07
Seção
Artigos