DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL/SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN THE PERCEPTION OF BIOLOGY INITIAL TEACHER EDUCATION

  • Magnólia Fernandes Florencio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Arminda Pedrosa Universidade de Coimbra

Resumo

 No contexto do que propõe a Década de Educação para Desenvolvimento Sustentável, a decorrer até 2014, foram avaliadas concepções de professores de Biologia em formação sobre desenvolvimento sustentável e práticas para o promover. Os inquiridos revelaram concepções que remetem para uma visão protecionista e conservacionista de desenvolvimento sustentável. A maioria deles referiu práticas ligadas a desenvolvimento sustentável, como reciclagem ou economia de água e energia, relacionando-as com políticas públicas, tanto globais, como locais. Porém, as práticas educativas estão entre as menos citadas como relacionadas com desenvolvimento sustentável. Assim, discute-se a necessidade de se desenvolverem ações educativas com enfoque em sustentabilidade ambiental, aliada a desenvolvimento social e econômico, enquanto pilares em que assenta desenvolvimento sustentável e, consequentemente, em sua promoção na prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Magnólia Fernandes Florencio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN
Maria Arminda Pedrosa, Universidade de Coimbra
Faculdade de Ciências e Teccnologia da Universidade de Coimbra - PT
Publicado
2014-04-30
Seção
Artigos