A ESTRUTURA ARGUMENTATIVA E AS CARACTERÍSTICAS DOS ARGUMENTOS NO TEXTO QUE ABORDA A “NOVA TEORIA SOBRE LUZ E CORES” DE ISAAC NEWTON/THE ARGUMENTATIVE STRUCTURE AND CHARACTERISTICS OF ARGUMENTS IN ISAAC NEWTON’S TEXT ABOUT HIS “NEW THEORY ABOUT LIGHT...

  • Fábio Marineli Universidade Federal de Goiás
  • Lúcia Helena Sasseron Universidade de São Paulo

Resumo

O presente trabalho busca analisar a estrutura argumentativa e as características dos argumentos que aparecem no texto em que Isaac Newton descreve sua “Nova teoria sobre luz e cores”, escrito em 1672. Para tanto, é utilizada como ferramenta analítica o padrão de Toulmin. A identificação da estrutura argumentativa de um texto científico pode ajudar na compreensão da construção do argumento na ciência e servir de apoio à utilização da argumentação na educação científica, inclusive na elaboração de textos didáticos. A análise realizada caracterizou os argumentos apresentados no texto e mostrou como se relacionam na elaboração da explicação de Newton para o fenômeno da formação de cores devido à refração da luz em um prisma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Marineli, Universidade Federal de Goiás
Licenciado em Física, mestre em Ensino de Ciências e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Física da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás.
Lúcia Helena Sasseron, Universidade de São Paulo
Licenciada em Física, mestre em ensino de ciências e doutora em educação pela USP. Professora Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Publicado
2014-05-27
Seção
Artigos