CONTROVÉRSIAS HISTÓRICAS EM TORNO À IDEIA DE NATUREZA: ATIVIDADES COM IMAGENS/HISTORICAL CONTROVERSIES ABOUT THE IDEA OF NATURE: ACTIVITIES WITH IMAGES

  • Luciana Fiuza CEFET-RJ
  • Andreia Guerra CEFET-RJ

Resumo

O presente artigo discute ideias de Natureza com alunos de Ensino Médio de um colégio da rede pública federal durante as aulas de Física. Nas duas turmas estudadas, as aulas tiveram o enfoque histórico-filosófico e foram fundamentadas com imagens históricas e de própria autoria. Foram realizadas e analisadas 4 atividades utilizando imagens históricas ou de autoria dos alunos. As produções dos alunos foram analisados segundo a semiótica peirciana. Os resultados apontam que as tendências ao representar natureza foram modificadas ao longo do trabalho, apontando um olhar mais diversificado para o signo Natureza ao longo do trabalho.

Biografia do Autor

Luciana Fiuza, CEFET-RJ
Graduada em licenciatura e bacharelado em biologia pela UERJ. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Educação no CEFET-RJ.
Andreia Guerra, CEFET-RJ
Andreia Guerra possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca- RJ, exercendo o cargo de coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua, também, como docente do programa de Pós-graduaçao em Educação Ciência e Tecnologia na mesma instituiçaõ. É co-autora da coleções; Breve História da Ciência Moderna, Ed. Zahar, e Ciência no Tempo, Ed. Atual. Atua principalmente nas seguintes áreas: história da ciência, ensino de ciências, ensino de física e difusão de ciência e tecnologia. 
Publicado
2014-03-14
Seção
Artigos