O O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS/NON-FORMAL EDUCATION AND TRAINING OF TEACHER FOR THE VISUALLY IMPAIRED

  • Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima UERJ
  • Carla de Oliveira Gonçalves CECIERJ

Resumo

Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático utilizando o método de ‘atelier’ de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um Colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave, a segunda no hangar onde os jovens tatearam um Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluimos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal foi positiva para sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, UERJ
Professora associada do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro colaborador efetivo do Programa de Mestrado do CEFET-Rio
Carla de Oliveira Gonçalves, CECIERJ
Professora de ensino médio de escolas partiulares e tutora do curso à distância em Física do CECIERJ
Publicado
2014-05-27
Seção
Artigos