UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA/A LITERATURE REVIEW ON INTERDISCIPLINARITY IN SCIENCE EDUCATION

  • Erika Regina Mozena UFRGS
  • Fernanda Ostermann UFRGS

Resumo

A interdisciplinaridade, embora institucionalizada como base da educação nacional na atual legislação, é pouco estudada na pesquisa em ensino de ciências. Com o objetivo de compreender como essa noção vem sendo investigada e efetivada no ensino médio pelas pesquisas da área, com destaque para a física, realizamos uma detalhada revisão bibliográfica em revistas Qualis A1 e A2 (nacionais e internacionais) da área de Ensino e nas últimas edições do ENPEC e EPEF. Como resultados, obtivemos um panorama bastante completo que permite compreender como a área posiciona-se acerca da interdisciplinaridade, que foi defendida por todos os 112 trabalhos analisados. No entanto, as pesquisas são pontuais e específicas, mostrando problemas na efetivação da interdisciplinaridade e a necessidade de aprofundamento dessa discussão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Regina Mozena, UFRGS

Doutoranda em Ensino de Física - UFRGS

Mestre em Ensino de Física - USP

Bacharel e licenciada Física - Unicamp

 

Fernanda Ostermann, UFRGS
Prof. Doutora do Instituto de Física da UFRGS
Publicado
2014-06-10
Seção
Artigos