Cursos de educação e formação: Uma oportunidade para questionar práticas de sala de aula e rever auto-imagens escolares

  • Mónica Baptista Instituto Educação, Universidade Lisboa
  • Sofia Freire Instituto Educação, Universidade Lisboa
  • Carolina Carvalho Instituto Educação, Universidade Lisboa
  • Ana Maria Freire Instituto Educação, Universidade de Lisboa
  • Mário Azevedo Instituto Educação, Universidade Lisboa
  • Teresa Oliveira Instituto Educação, Universidade Lisboa

Resumo

Este estudo tem como objectivo estudar o impacto das investigações científicas na sala de aula na reconstrução de auto-imagens escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de educação e formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados sugerem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em auto-imagens negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas imagens e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-08-19
Seção
Artigos