TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Odisséa Boaventura de Oliveira UFPR
  • Daniela Malgarini Perez UFPR
  • Débora Rebechi UFPR
  • Karine Lohmann Azevedo UFPR
  • Poliana Graziela Schreiner UFPR
  • Rafaela Carla Mattia UFPR
  • Renata Slowik UFPR

Resumo

Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas “Mercado de Carbono” e “Experimetação Animal”. Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual.

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Biografia do Autor

Odisséa Boaventura de Oliveira, UFPR
Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR
Daniela Malgarini Perez, UFPR
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Débora Rebechi, UFPR
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Karine Lohmann Azevedo, UFPR
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Poliana Graziela Schreiner, UFPR
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Rafaela Carla Mattia, UFPR
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Renata Slowik, UFPR
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Publicado
2011-08-19
Seção
Artigos