O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

  • Marciel Elio Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernanda Meglhioratti Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

É fundamental identificar as transformações nas populações de organismos ao longo do tempo e situar as linhagens com os seus representantes atuais, facilitando uma aprendizagem coerente com o conhecimento biológico atual. Por essas razões, nesse trabalho realizamos uma análise qualitativa sobre o conteúdo Sistemática e Filogenética em cinco livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Verificou-se que entre os livros analisados nenhum utiliza a filogenia como eixo integrador do ensino. Acredita-se que a filogenia, como eixo integrador, permita uma abordagem comparativa da vida, facilitando os estudos de zoologia e botânica e fornecendo subsídios para a compreensão da diversidade biológica voltada para uma abordagem evolutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciel Elio Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados

Biólogo- Licenciado/ Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

Mestrando em Entomologia e Conservação da Biodiversidade/ Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestre em Educação - Ensino de Ciências/UFSCDoutoranda em Educação para a Ciência/Unesp
Docente da Universidade Estadual do Oeste do ParanáBolsista da Fundação Araucária: Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
Publicado
2011-08-19
Seção
Artigos