MEDIADORES DE CENTRO DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES

  • Camila Silveira da Silva Unesp - Bauru
  • Luiz Antonio Andrade de Oliveira Unesp - Araraquara

Resumo

Neste artigo apresenta-se um panorama geral sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo consolidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados, apontaram que durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: a) mediar o conhecimento; b) explicar os conceitos científicos envolvidos nas exposições; c) apresentar os espaços temáticos; d) receber e organizar os visitantes; e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; f) complementar e ensino escolar dos visitantes; e, g) difundir conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Silveira da Silva, Unesp - Bauru
Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara (2006). Mestre em Educação para a Ciência pela Unesp de Bauru (2009). Doutoranda em Educação para a Ciência pela Unesp de Bauru.
Luiz Antonio Andrade de Oliveira, Unesp - Araraquara
Bacharelado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1973) e doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp e credenciado junto ao Programa de Pós Graduação de Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências Unesp/Bauru.
Publicado
2011-08-19
Seção
Artigos