INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA O CALOR ENVOLVIDO NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

  • Vinícius Assis Souza Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Colégio Loyola - BH
  • Rosária Silva Justi UFMG

Resumo

Atualmente, existe uma tendência na qual o ensino de Ciências estaria centrado na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais interativa e dialógica. Assim, uma estratégia de modelagem para o ensino do tema calor envolvido nas transformações químicas foi proposta, sendo aplicada a um grupo de alunos da 2º série do Ensino Médio de uma escola Pública Federal de Belo Horizonte. Nesse artigo são apresentados alguns aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino, assim como alguns dos resultados de uma investigação sobre a aprendizagem dos alunos, particularmente aqueles relacionados à linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-08-19
Seção
Artigos