ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTO BRASILEIRO

  • Luciana Passos Sá Universidade Federal de São Carlos
  • Salete Linhares Queiroz USP

Resumo

No presente artigo discutimos a produção acadêmica brasileira sobre a argumentação no Ensino de Ciências. Para tanto, foram investigados trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs) e em revistas nacionais das áreas de Educação e Educação em Ciências. Os trabalhos foram analisados com relação aos seguintes aspectos: ano de publicação, região geográfica e Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, nível de escolaridade ao qual se destina e foco temático.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Passos Sá, Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2010), na área de Ensino de Química. Atualmente é docente no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, desde março de 2008.
Salete Linhares Queiroz, USP
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, catorze mestres e um doutor. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química.
Publicado
2011-08-19
Seção
Artigos