THE BUILDING OF THE CURRICULUM OF A SCIENCE TEACHER IN YAE: HOW DOES THE PRESENCE OF YOUNG PEOPLE AFFECT HER PRACTICE?

A construção curricular de uma educadora de ciências na EJA: Como a presença dos jovens afeta a sua prática?

Autores

  • Ana Carolina Costa Resende Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Cassab Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230106%20

Palavras-chave:

Juvenilização do EJA; , Currículo, Educação de jovens e adultos, Educação em Ciências

Resumo

A juvenilização é um processo que atinge há décadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), impondo desafios de diferentes ordens. O trabalho propõe entender como uma professora de Ciências desenvolve sua prática curricular em face da presença dos jovens. Ele se apoia em autores do campo do currículo, como Sacristán e Arroyo e constrói seu contexto de inteligibilidade, se movendo metodologicamente a partir da realização da história oral de vida e de observações de inspiração etnográfica às aulas da EJA. O trabalho conclui que os educandos centralizam a preocupação da professora no sentido de garantir seu interesse, aprendizagem e até mesmo presença na escola. Todavia, isso não significa que as juventudes se manifestam no fazer curricular como princípio estruturador. Há uma tensão em jogo que o estudo procura caracterizar.

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Publicado

2021-04-18

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS