ASTROBIOLOGY IN THE CONTEXT OF SCIENCE TEACHING IN BRAZIL: WORLDVIEWS OF RESEARCHERS AND TEACHERS IN THE AREA

ASTROBIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: COSMOVISÕES DE PESQUISADORES E PROFESSORES DA ÁREA

Autores

  • Claudiane Chefer Universidade Estadual de Maringá/Doutoranda
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá/Livre docência https://orcid.org/0000-0002-9168-4035

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240125

Palavras-chave:

Vida no Universo, Ensino de ciências, Fenomenologia

Resumo

No âmbito de uma dissertação de Mestrado, buscou-se estruturar compreensões a respeito da Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil, diante a cosmovisão de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica ou Superior no País. Para tanto, almejou-se pela análise fenomenológica dos discursos individuais e coletivos de seis colaboradores de pesquisa, transcritos e descritos a partir de entrevistas gravadas e escritas, tecer cosmovisões sobre os elementos que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil. Com esses movimentos articulou-se três núcleos de ideias, sendo eles: Potencial para a construção de conhecimentos científicos (NI1); Desafios institucionais, ontológicos e epistemológicos (NI2); Perspectivas e possibilidades no cenário nacional (NI3). Certamente um campo emergente da ciência que demanda uma ótica multidisciplinar apresentaria desafios e obstáculos para ser inserida no contexto do ensino de ciências brasileiro. Entretanto não se pode negar que já existem muitas possibilidades e potencialidades que podem ser exploradas neste contexto.

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Biografia do Autor

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá/Livre docência

Professor Adjunto Não-Titular efetivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), lotado no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências, ensino de Biologia,  Educação Ambiental. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2001), especialista em Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio Ambiente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campo Mourão-PR (2003), mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pelo Programa de Educação para a Ciências e a Matemática da  Universidade Estadual de Maringá- UEM (2013).

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Publicado

2022-11-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS