CULTURA TRADICIONAL DA INFÂNCIA ENQUANTO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL E AS INICIATIVAS DE PRESERVAÇÃO E CULTIVO DO SEU REPERTÓRIO NO BRASIL, EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Lucilene Ferreira da Silva Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Cultura infantil, Música tradicional, patrimônio material, Patrimônio im, Globalização

Resumo

Diante do significado e importância da cultura infantil e música tradicional da infância, da sua relação com cultura, da riqueza e diversidade do seu repertório e da sua função social, este trabalho a apresenta  como patrimônio material e imaterial e relaciona o crescente número de inciativas de proteção ao seu repertório realizadas no Brasil nas últimas duas décadas com a supervalorização do patrimônio como um fenômeno global. Será pautado nas definições de  patrimônio material e imaterial defendidas pela UNESCO, nas reflexões de Rodney Harrison sobre o patrimônio enquanto fenômeno global, em pesquisas de campo e  bibliográficas realizadas entre 1998 e 2019 e nas publicações e plataformas implementadas  pelo Ministério da Cultura brasileiro com o objetivo de mapear, salvaguardar bem como a plataforma do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, órgão responsável pela salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Ferreira da Silva, L. (2021). CULTURA TRADICIONAL DA INFÂNCIA ENQUANTO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL E AS INICIATIVAS DE PRESERVAÇÃO E CULTIVO DO SEU REPERTÓRIO NO BRASIL, EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 11(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34101