Classificação dos processos empresariais em uma ontologia

um estudo de caso aplicado ao setor elétrico brasileiro

Autores

  • Cristiano Moreira UFMG

Palavras-chave:

ontologia, processo, documentos, classificação

Resumo

As organizações em geral têm vivenciado inúmeras transformações em seus processos impostas por uma sociedade que sofrem constantes mutações, esta entidade abstrata, entendida como um macro sistema que envolvem vários processos o entendimento do papel desempenhado em cada uma delas é importante com vista a otimizar os seus processos com vista a alcançar os seus objetivos. As ontologias como um artefato da CI., tem contribuindo em inúmeros domínios do conhecimento. A elaboração de uma ontologia com o cunho realista, impõe uma análise da constituição dos objetos e fatos, para o melhor classifica-lo em uma ontologia que possui característica favorecer um ambiente eficiente na gestão das informações. Diante disto, o presente estudo buscou identificar como representar os processos empresariais em uma ontologia do domínio, buscando ilustrar de modo pratico, o estudo foi direcionado em alguns processos presentes no domínio do setor elétrico. A pesquisa se classificou como qualitativa, descrita e empregou como métodos a analise documental. Como resultado, foi possível verificar como identificar e justificar o porquê é empregado esta classificação com base nos preceitos de uma ontologia de alto nível, de maneira preliminar foi possível verificar as características necessárias para se realizar a classificação dos processos em uma ontologia, construindo no entendimento do tratamento necessário a ser dado quando ocorrer esses casos.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Moreira, C. (2021). Classificação dos processos empresariais em uma ontologia: um estudo de caso aplicado ao setor elétrico brasileiro. Fronteiras Da Representação Do Conhecimento, 1(2), 127–158. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/36081