Gestão estratégica da informação

modelo baseado em revisão de literatura

Autores

Palavras-chave:

gestão da informação, modelos, critérios, gestão estratégica

Resumo

Trabalho que apresenta os resultados de pesquisa qualitativa que teve como objetivo a proposição de um modelo de gestão estratégica da informação a ser utilizado pelas organizações. O artigo relata os resultados de uma revisão da literatura referente aos modelos e critérios para a gestão estratégica da informação, tendo como desdobramento a proposição de um modelo próprio. Foi realizada pesquisa bibliográfica para se analisar a produção científica sobre critérios e modelos utilizados para gestão estratégica da informação e, após pesquisa em artigos e demais publicações, os resultados apontaram a existência de 50 modelos e 40 critérios mais frequentemente citados. Tal levantamento serviu de base para a proposição de um modelo de gestão estratégica da informação composto de 8 etapas, sendo: 1) Identificação das necessidades; 2) Coleta; 3) Tratamento e análise; 4) Organização; 5) Armazenamento; 6) Distribuição; 7) Uso e; 8) Avaliação. O modelo proposto neste estudo não se configura como algo definitivo, intocável. É um guia, uma orientação àqueles que buscam gerir de forma estratégica as informações. A principal lição a ser aprendida é que as organizações, independente do setor ou regime ao qual estão inseridas, não podem mais ignorar a importância do processo de gestão das suas informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento (UFMG), Profissional de comunicação, marketing e inteligência – Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), pesquisador e docente do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec.

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecária na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (FUMEC). Especialista em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação (FUMEC). Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG. Professor do curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC.

Vinícius Figueiredo de Faria, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento – Universidade FUMEC.

Zenóbio dos Santos Junior, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento – Universidade FUMEC

Presleyson Plínio de Lima, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento – Universidade FUMEC

Downloads

Publicado

2023-03-22

Como Citar

Giffoni de Carvalho Dutra, F., Gomes Almeida, F. ., Corrêa, F. ., Figueiredo de Faria, V., dos Santos Junior, Z., & Plínio de Lima, P. (2023). Gestão estratégica da informação: modelo baseado em revisão de literatura. Fronteiras Da Representação Do Conhecimento, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/45417