Ciência da Informação na Universidade Nova de Lisboa modelos, visões epistemológicas e abordagens pedagógicas (2004-2023)

Main Article Content

Paula Ochôa
Leonor Gaspar Pinto

Abstract

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise e, em simultâneo, um balanço das estratégias e modelos de ensino da Ciência da Informação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 2004, caraterizando três fases: (1) Fase do alinhamento com o modelo geral de ensino pré-Bolonha, assente na especialização em Ciências Documentais (2004-2008); (2) Fase da expansão com criação dos mestrados em Ciência da Informação e Documentação (2008-2015); (3) Fase da procura da diferenciação (2015-2023), com a criação de parcerias estratégicas interdisciplinares: primeiro, com uma prestigiada escola de Gestão de Informação (NOVA IMS) e o lançamento do Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação (2015-2023) e, mais recentemente com a NOVA FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia, com o lançamento do Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais. Cada uma destas fases caracteriza-se pela construção de uma visão epistemológica na área da representação do conhecimento, constituindo uma fonte privilegiada para o estudo da Ciência da Informação em Portugal, não só acompanhando movimentos e debates académicos semelhantes a nível nacional e noutros países, como também dando origem a trabalhos teóricos e empíricos, com novas propostas de análise, abordagens e perspetivas teóricas e concetuais, relações temáticas e discursivas. São igualmente analisadas as abordagens pedagógicas desenvolvidas, com especial destaque para os modelos de ensino híbrido e à distância.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Ochôa de Carvalho Telo, P., & Gaspar Pinto, L. (2024). Ciência da Informação na Universidade Nova de Lisboa: modelos, visões epistemológicas e abordagens pedagógicas (2004-2023). Frontiers of Knowlegde Representation, 1(1), 38–57. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/48607
Section
Research Articles