Geografia em Comunidade

social entrepreneurship, university extension and innovative pedagogic initiatives in Diamantina, Minas Gerais state, Brazil

Autores

  • Douglas Sathler
  • Claudio Marinho
  • Michael Passow

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13435

Palavras-chave:

empreendedorismo social, extensão universitária, aprendizagem colaborativa

Resumo

Na última década, projetos capazes de articular extensão universitária e empreendedorismo social com a formação crítica de professores em cursos de licenciatura, notadamente, vêm trazendo novas perspectivas para os campos da educação e das políticas de desenvolvimento local. O projeto Geografia em Comunidade, desenvolvido no bairro Cidade Nova (Diamantina-MG) a partir de 2013 por docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da UFVJM, visa a formação de uma geração de empreendedores sociais na educação, com foco na melhoria do ambiente escolar, na aprendizagem colaborativa e no desenvolvimento local. Inicialmente, o presente estudo expõe uma revisão crítica da literatura acerca do desenvolvimento de práticas de extensão universitária e de empreendedorismo social na educação, explorando as possíveis contribuições para a aprendizagem colaborativa no processo de formação de professores. Mais adiante, as principais atividades implementadas pelo Geografia em Comunidade entre 2013 e 2017 são analisadas de maneira reflexiva tendo como pano de fundo o contexto espacial, demográfico e socioeconômico do bairro e da cidade. As atividades do projeto são situadas dentro de um modelo esquemático elaborado pelos autores que sintetizam as possiblidades de integração entre universidade, escola, poder público e setor privado. O trabalho demonstra que o Geografia em Comunidade deve ser tratado como um case de sucesso com enorme potencial para ser replicado ou, também, inspirar outros projetos do gênero.

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2018-07-06 — Atualizado em 2022-10-21

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Como Citar

Sathler, D., Marinho, C., & Passow, M. (2022). Geografia em Comunidade: social entrepreneurship, university extension and innovative pedagogic initiatives in Diamantina, Minas Gerais state, Brazil. Revista Geografias, 13(1), 57–81. https://doi.org/10.35699/2237-549X.13435 (Original work published 6º de julho de 2018)

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