"João e Maria" e a infância nas famílias em situação de vulnerabilidade social: um estudo teórico
Palavras-chave:
Infância, Vulnerabilidade social, Assistência socialResumo
Este estudo teórico buscou problematizar o significado de infância e o lugar ocupado pelo Estado e pelas famílias no cuidado à criança em situação de vulnerabilidade social. Para isso, contextualizou-se historicamente as intervenções de assistência à infância no Brasil a partir das influências do Movimento Higienista durante os séculos XIX e XX e da contribuição da Psicologia enquanto dispositivo de proteção e promoção dos cuidados na infância. Por fim, analisaram-se algumas especificidades da infância em contextos de vulnerabilidade social e os significados desta fase do desenvolvimento para as famílias. A partir disso, espera-se que essa reflexão contribua para o planejamento de intervenções mais efetivas, direcionadas para as potencialidades de cada grupo familiar e para promoção de ações que busquem a garantia de direitos e a autonomia das famílias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).