"João e Maria" e a infância nas famílias em situação de vulnerabilidade social: um estudo teórico

Autores

Palavras-chave:

Infância, Vulnerabilidade social, Assistência social

Resumo

Este estudo teórico buscou problematizar o significado de infância e o lugar ocupado pelo Estado e pelas famílias no cuidado à criança em situação de vulnerabilidade social. Para isso, contextualizou-se historicamente as intervenções de assistência à infância no Brasil a partir das influências do Movimento Higienista durante os séculos XIX e XX e da contribuição da Psicologia enquanto dispositivo de proteção e promoção dos cuidados na infância. Por fim, analisaram-se algumas especificidades da infância em contextos de vulnerabilidade social e os significados desta fase do desenvolvimento para as famílias. A partir disso, espera-se que essa reflexão contribua para o planejamento de intervenções mais efetivas, direcionadas para as potencialidades de cada grupo familiar e para promoção de ações que busquem a garantia de direitos e a autonomia das famílias.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Benatti, Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)

    Psicóloga pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) (2013), especialista em Desenvolvimento da Infância e Adolescência (SETREM) (2016). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2018). Atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Doutor Maurício Cardoso/RS. Atua como docente na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) e como docente e tutora da Rede Nacional de Tanatologia.

  • Juliana Marion, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Psicóloga graduada e mestre pela Universidade Federal de Santa Maria (bolsista CAPES durante o período), com pesquisas acerca da Atuação do Psicólogo, Desenvolvimento Humano e Família. Experiência na área de Psicologia Clínica e Organizacional.

  • Ângela Roos Campeol, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSC. Bolsista CAPES

  • Caroline Rubin Rossato Pereira , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Terapia de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Doutorado Sanduíche UFRGS/Univesity of Michigan). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Terapia Familiar Sistêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações familiares e parentalidade em diferentes contextos socioculturais. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS, integrando o Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta instituição.

Downloads

Publicado

11-04-2023

Artigos Semelhantes

1-10 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.