"João e Maria" e a infância nas famílias em situação de vulnerabilidade social: um estudo teórico

Autores

Palavras-chave:

Infância, Vulnerabilidade social, Assistência social

Resumo

Este estudo teórico buscou problematizar o significado de infância e o lugar ocupado pelo Estado e pelas famílias no cuidado à criança em situação de vulnerabilidade social. Para isso, contextualizou-se historicamente as intervenções de assistência à infância no Brasil a partir das influências do Movimento Higienista durante os séculos XIX e XX e da contribuição da Psicologia enquanto dispositivo de proteção e promoção dos cuidados na infância. Por fim, analisaram-se algumas especificidades da infância em contextos de vulnerabilidade social e os significados desta fase do desenvolvimento para as famílias. A partir disso, espera-se que essa reflexão contribua para o planejamento de intervenções mais efetivas, direcionadas para as potencialidades de cada grupo familiar e para promoção de ações que busquem a garantia de direitos e a autonomia das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Benatti, Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)

Psicóloga pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) (2013), especialista em Desenvolvimento da Infância e Adolescência (SETREM) (2016). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2018). Atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Doutor Maurício Cardoso/RS. Atua como docente na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) e como docente e tutora da Rede Nacional de Tanatologia.

Juliana Marion, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga graduada e mestre pela Universidade Federal de Santa Maria (bolsista CAPES durante o período), com pesquisas acerca da Atuação do Psicólogo, Desenvolvimento Humano e Família. Experiência na área de Psicologia Clínica e Organizacional.

Ângela Roos Campeol, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSC. Bolsista CAPES

Caroline Rubin Rossato Pereira , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Terapia de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Doutorado Sanduíche UFRGS/Univesity of Michigan). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Terapia Familiar Sistêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações familiares e parentalidade em diferentes contextos socioculturais. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS, integrando o Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta instituição.

Downloads

Publicado

2023-04-11